segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Valença Requalifica Cemitério Municipal

A Câmara Municipal está a requalificar o Cemitério Municipal da Cidade, que há mais de 30 anos não recebia uma obra de fundo.
Esta intervenção vai criar novas infraestruturas para recolha de aguas pluviais, nova canalização de abastecimento de agua, iluminação e requalificar os arruamentos interiores deste espaço. Esta obra, reclamada pela população há muitos anos, avança agora com a garantia de proceder à sua execução com o cuidado e o respeito que o local merece e com a dificuldade e sensibilidade para tratar de provocar o mínimo impacto em todas as infraestruturas (sepulturas) existentes.
“Os cemitérios são espaços especiais, todos sabem que é difícil circular entre as sepulturas, mas temos de ter a coragem de avançar com a requalificação destes espaços para os manter com a dignidade que eles merecem. As nossas freguesias são exemplo nesta matéria, já fizeram este trabalho e agora tem melhores espaços. Nós queremos o mesmo para Valença”, refere o Presidente da Câmara, Manuel Lopes 
Espaço Renovado
Arruamentos com piso em granito, alinhamento dos mesmos, nova iluminação e rede de abastecimento de água e novas condutas de águas pluviais são algumas das principais notas desta requalificação.
Um conjunto de intervenções que pretendem resolver os muitos problemas que este equipamento apresentava, sobretudo,  relativamente  à canalização das águas, ao constante entupimento das redes de águas pluviais, aos pisos irregulares e cheios de buracos e ao desalinhamento dos arruamentos. Um conjunto de deficiências que colocavam o cemitério da cidade como o pior em termos de condições do concelho.
O investimento é de mais de 100 mil euros que a Câmara Municipal está a realizar nesta primeira fase que pretende dar mais dignidade e condições a este espaço de recolhimento, respeito e devoção.
Mais Segurança
O recinto do cemitério vai contar, também, com um sistema de videovigilância, reforçando a segurança contra atos de vandalismo e de todos quantos visitam os entes queridos neste  espaço.
Horário Alargado no Verão
De modo a facilitar o acesso os horários do Cemitério Municipal vai  ser alargado o horário de funcionamento  até às 20h no horário de verão .

Sem comentários:

Enviar um comentário