quarta-feira, 18 de novembro de 2009

As Guerras da Restauração Exposição e Conferência 21 mil Visitaram Museu de Valença

A Câmara Municipal promove a conferência “Valença nas Guerras da Restauração”, no âmbito das comemorações do 1º aniversário do Núcleo Museológico, na próxima sexta-feira, 20 de Novembro, às 17h30, precedida de uma visita guiada, às 17h00. A conferência será proferida pelo historiador valenciano Major Pereira de Castro e encerra uma exposição temática sobre os fortes e atalaias levantados para a tomada e defesa da Praça-Forte de Valença do Minho, nas Guerras da Restauração, uma das épocas mais ricas da história militar de Valença. Ao longo de 4 meses a exposição recebeu mais de 18 mil e 500 pessoas.
A exposição, constituída por 15 painéis interpretativos,  apresenta as trajectórias dos exércitos e o levantamento dos fortes e atalaias no concelho, pelos portugueses e castelhanos para a tomada e defesa da Praça-Forte de Valença. Dessa época ficaram os fortes de São Francisco, de São Luíz Gonzaga, de São Jorge e do Tuído, bem como as atalaias de Passos, de Covas da Balagota, de Belem e, ainda, a Trincheira de Verdoejo. Estruturas de grande importância militar para a época documentadas e inventariadas nesta exposição e que fazem parte do património militar de Valença. No Núcleo Museológico é possível apreciar, ainda até 21 de Novembro, em relevo, os quatro fortes térreos que se destacaram nas Guerras da Restauração, que ocorreram há 350 anos e são relembradas.
O Núcleo Museológico de Valença abriu ao público em 20 de Novembro de 2008 e até ao momento já recebeu mais de 21 mil visitantes, sendo 52% estrangeiros, nomeadamente de Espanha.
O Núcleo é constituido por uma Sala de Exposições Temporárias onde, até 21 de Novembro, está a exposição “Valença nas Guerras da Restauração” e uma maqueta, à escala, da Fortificação Moderna da Praça-Forte (Setecentista) do artista tudense Jose Martinez Clotet. No piso superior uma sala retrata a Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala da época. A sala de Arqueologia aborda a Proto-História, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média em Valença. Numa quarta sala encontramos o Centro de Recursos, um espaço de consulta de documentação dedicada ao Núcleo Museológico, articulando com o serviço de visitas guiadas e apoio ao visitante, com serviço de audio-guias e no hall superior, ainda, uma maqueta à escala, também, de José Martinez Clotet, mostra a Catedral e o Centro Histórico de Tui.

Sem comentários:

Enviar um comentário