terça-feira, 3 de novembro de 2009

Começa hoje em Valença do Minho a campanha de vacinação contra a Gripe A

A decisão foi tomada pela autoridade de saúde do distrito de Viana do Castelo depois de ontem terem surgido cerca de 400 casos suspeitos em todo o parque escolar do concelho.
A campanha de vacinação terá uma primeira fase que irá abranger todas as grávidas de segundo e terceiro trimestre do concelho de Valença. Ao mesmo tempo todos os profissionais da área da saúde no concelho serão vacinados, caso decidam fazê-lo.
Em seguida, a campanha de vacinação abrangerá todos os doentes crónicos do concelho de Valença do Minho.
Nas escolas de Valença há 32 casos confirmados de Gripe A, mas ao longo do dia de ontem surgiram cerca de 400 casos suspeitos em todo o parque escolar do concelho.
No entanto, a autoridade de saúde do Alto Minho já garantiu que não há situações graves entre as crianças atingidas e que nenhum aluno está hospitalizado, ao mesmo tempo que informou da existência de quatro professores também com sintomas gripais.
O Coordenador da Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, Carlos Pinheiro, mantém a decisão de não fechar as escolas e adianta ainda que dos 400 alunos haverá cerca de 300 infectados com Gripe A.
Por causa da semelhança dos sintomas com a gripe sazonal, é impossível saber ao certo quantos alunos estão infectados com o vírus H1N1, mas o delegado de Saúde de Viana do Castelo diz, no entanto, que todos os testes realizados, até agora, deram positivo.
Ainda segundo a Unidade Local de Saúde, a situação "não carece de medidas extremas e os inconvenientes inerentes ao encerramento de uma escola nesta situação superam as vantagens".
in RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário