segunda-feira, 14 de junho de 2010

IV Encontro Internacional dos Caminhos Portugueses a Santiago - Especialistas Europeus em Valença

O IV Encontro Internacional dos Caminhos Portugueses a Santiago decorrerá, em Valença, em 25, 26 e 27 de Junho, com a presença dos principais especialistas europeus sobre a temática dos Caminhos de Santiago. O já considerado maior congresso, dos últimos anos, é uma organização da Câmara Municipal de Valença, da Asociación Galega de Amigos do Camiño, da Asociación de Amigos dos Pazos, da Associação de Valença do Minho dos Amigos do Caminho de Santiago e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes, o congresso vai ser “um marco no Ano Jacobeu e nos Caminhos de Santiago, apresentando-se como um factor importante para um maior aprofundamento das relações na euro-região norte de Portugal / Galiza e para potenciar o turismo religioso”. Para Lopes-Chaves, da Asociación de Amigos dos Pazos, “este será o mais importante congresso cientifico sobre Caminhos de Santiago, a celebrar este ano Xacobeu”. Para José António de La Riera, da Asociación Galega de Amigos do Camiño, “Valença reafirma-se, neste Ano Jacobeu, como o grande impulsionador do Caminho Português para Santiago”. Para o Major Pereira de Castro, da Associação de Valença do Minho dos Amigos do Caminho de Santiago, o congresso “é uma oportunidade para dar a conhecer 15 anos de muito trabalho de investigação levado a cabo por especialistas de todo o mundo neste troço de caminho”.
O congresso contará com nove conferências base (algumas com vários intervenientes) a cargo de Paolo Cauccio, Antón Pombo, Rosa Vázquez Santos, Carmen Pugliese, Eligio Rivas Quintas, Xosé Antón Quintas, Francisco Singul, Robert Plötz, Lopez Chaves, António de La Riera, Alexandre Rato e Alberto Pereira de Castro, bem como de sete comunicações e uma mesa redonda sobre os hospitaleiros no caminho português.
Do programa de sexta-feira, 25 de Junho, merece ainda referência um concerto de musica tradicional a cargo de Carlos Dovisa com harpa e sanfona, bem como uma exposição fotográfica temática sobre os caminhos.
No sábado, está programada uma visita guiada à Praça-Forte.
No domingo a conferência de encerramento estará a cargo de Pereira de Castro, presidente da Associação de Valença do Minho dos Caminhos de Santiago, seguida da apresentação das conclusões. O encontro termina com uma visita ao caminho, nomeadamente ao cruzeiro do Senhor dos Caminhos, em Fontoura, com uma homenagem a Alfredo Jeremias Sampedro, pioneiro na investigação do Caminho português e fundador da Asociación Galega de Amigos do Camiño de Santiago.

Sem comentários:

Enviar um comentário