A exposição de caricaturas de escritores “Linha, Ponto e Vírgula”, do ilustrador André Carrilho, está patente ao público na Biblioteca Municipal de Valença, até 29 de Novembro.
"Linha, Ponto e Vírgula" reúne caricaturas de 80 escritores nacionais e estrangeiros, da autoria do ilustrador André Carrilho. Uma oportunidade singular para dar a conhecer perspectivas dos mais conceituados escritores portugueses, lusófonos e mundiais.
Nascido em 1974, André Carrilho trabalha nas áreas da ilustração, caricatura, banda desenhada, cartoon e animação. Em 2002, recebeu o prémio de ouro para "portfolio" de ilustração da Society for News Design, um dos mais prestigiados prémios internacionais para ilustração de imprensa, e em 2003 foi galardoado com o prémio Zé Pacóvio e Grilinho 2003 na categoria de "Melhor Desenho". É, actualmente, um dos principais ilustradores da imprensa portuguesa e um dos poucos que conseguiram chegar às mais importantes publicações do mundo. Trabalha para o "Independent on Sunday" e o "New York Times Book Review", onde faz as capas com frequência. A nível nacional, tem publicado no Público, Vida Mundial, O Independente, Diário de Notícias, Diário Económico, Jornal de Negócios, Expresso, Euronotícias, Livros, Tabacaria, Egoísta e Ler. No estrangeiro, destacam-se ainda o "Fortune" e a "Harper's Magazine", e a revista londrina "Word".
As caricaturas de personalidades ligadas às artes, ao cinema e à literatura são a principal paixão de André Carrilho. Joan Didion, David Bowie, Katherine Hepburn, Picasso, Peter O'Toole, Marx, Ghandi e Brian Ferry estão entre as dezenas de personalidades que já caricaturou para a imprensa internacional. Já expões em Portugal, Brasil, França, Espanha e nos Estados Unidos.
A exposição é promovida pela Câmara Municipal de Valença, a Casa de Camilo e o Centro de Estudos Camilianos.
Sem comentários:
Enviar um comentário