segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Núcleo Museológico de Valença Em 2 anos 36.600 Visitantes

O Núcleo Museológico de Valença comemorou sábado, 20 de Novembro, dois anos de portas abertas ao público. 36.600 visitantes, sendo 37,84% portugueses e 62,16 % de estrangeiros passaram já por este museu.
Um espaço que guarda e interpreta a memória histórica de Valença e é uma referência, de visita obrigatória, para quem passa pela Praça-Forte, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
O Núcleo, a funcionar na antiga Domus Municipalis, é constituído por uma Sala de Exposições Temporárias, no rés-do-chão, onde as mais diversas exposições tem mostrado as facetas mais marcantes e singulares da história valenciana.
No piso superior uma sala retrata a Fortificação Medieval, com uma maqueta à escala da época. Uma sala que tem proporcionado muitas aulas de história aos alunos valencianos e das mais diversas proveniências, sobre a época medieval e a história e arquitectura militar.
A sala de Arqueologia aborda a rica Proto-História, Idade da Pedra, Arte Rupestre, Época Romana e Idade Média em Valença. Réplicas de gravuras rupestres, de pelourinhos e peças originais de cerâmica e uma lápide romana, encontrada em Valença, são alguns dos principais atractivos.
Numa quarta sala encontramos o Centro de Recursos, um espaço de consulta de documentação dedicada ao núcleo.
O Núcleo Museológico disponibiliza, ainda, visitas guiadas, com audio-guias e ou personalizadas a grupos ou a quem o solicitar. 

Sem comentários:

Enviar um comentário