terça-feira, 30 de novembro de 2010

Valença Fortaleza de Natal Os Sons, as cores e a animação da Fortaleza Mágica

A iniciativa “Valença Fortaleza de Natal” arranca quarta-feira, 1 de Dezembro, a partir das 17h30, com a ligação da iluminação ornamental das principais avenidas da cidade. Um presépio, à escala natural, vai ser um dos principais atractivos, na encosta do Parque de Cristelo e na Rotunda da Trapicheira. A animação de rua arrancará a 20 de Dezembro e prolonga-se até 5 de Janeiro.

Valença pretende marcar este Natal com uma animação de qualidade e original com comboio de Natal, concertos, exposição de presépios, Bosque de Natal, Largo dos Bonecos de Neve, Presépio de Troncos e uma Quinta do Pai Natal. Um programa de animação preparado para encantar famílias inteiras, em especial as crianças e ajudar o emblemático comércio tradicional de Valença e promete uma quadra natalícia memorável.
Animação criativa, diversificada e atractiva, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Mendes que só é possível concretizar graças a uma gestão rigorosa da Câmara Municipal e ao empenho das escolas básicas, jardins de infância, associações e comunidade de um modo geral. Uma aposta clara na promoção e animação de Valença, segundo o autarca, que pretende ajudar o turismo, o comércio tradicional e a hotelaria, em que o bacalhau é o principal prato e que, desde já, aconselha a vir saborear.
Da animação destaca-se a Quinta do Pai Natal, na Praça da República, em pleno centro histórico. O Insuflável de Natal será um dos atractivos, para os mais novos, entre 20 a 23 e 27 a 31 de Dezembro. Atelier de Natal, Marco de Correio e elaboração de Cartas ao Pai Natal está, também, programado. Um Pai Natal, com o seu cadeirão, acompanhado pelos gnomos e outras personagens da época, estará na Praça da República, em 22 e 23 de Dezembro, das 16h00 às 18h00. Uma oportunidade singular para tirar una foto com o Pai Natal.
O Presépio de Troncos, aproveita as formas singulares e naturais das árvores para recriar as figuras do presépio, à escala natural, no Largo Dr. José Maria Rodrigues.
Um Cortejo de Natal, com muita animação, dará vida a Valença em 22 e 23 de Dezembro, das 10h00 às 11h00 e das 14h00 às 15h00. O Pai Natal, os gnomos e as demais figuras da época vão percorrer a Fortaleza animando as ruas.
Um Bosque de Natal, com 15 árvores, de grandes dimensões, proporcionará um bosque de Natal mágico, no Largo do Bom Jesus, na Coroada. As árvores foram decoradas pelos alunos do primeiro ciclo das escolas valencianas.
O Largo dos Bonecos de Neve, com 10 bonecos de 1,5 mts de altura pretende surpreender os visitantes com uma viagem até às terras lendárias do Pai Natal. Os bonecos foram elaborados pelo Centro de Actividades Ocupacionais de Valença da A.P.P.A.C.D.M. e decorados pelos alunos do pré-escolar de Valença.
Um dos principais atractivos vai para o Comboio Turístico de Natal que circulará entre 20 e 23, 27 e 31 de Dezembro e de 2 a 5 de Janeiro pelas principais ruas da Fortaleza de Valença e área urbana da cidade.
No Núcleo Museológico estará patente ao público uma Exposição de Presépios, com dois à escala natural.
Os Concertos de Natal, na Alfandega Cultural, estão programados para 10, 11, 17 e 18 de Dezembro.
A Cavalgata Internacional dos Reis, em 5 de Janeiro, encerrará o programa “Valença Fortaleza de Natal”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário