sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Experiências 3D abrem a semana cultural da ESCE

No passado dia 8 de Novembro, iniciou-se a IX Semana Cultural da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC]. Este ano, as experiências a 3 dimensões (3D) abriram as portas aos alunos da ESCE-IPVC bem como a algumas turmas da Escola Secundária de Valença.
A empresa Hypercube – a primeira empresa portuguesa a dedicar-se exclusivamente à produção de filmes em estereoscopia 3D em imagem real – trouxe à ESCE-IPVC um conjunto de vídeos onde os alunos podiam experienciar a sensação de ver imagens a três dimensões. Geralmente a representação gráfica de um objecto apresenta-se apenas com duas dimensões: altura e largura. Mas, com o auxílio de óculos especiais que transmitem uma imagem diferente de cada olho, alterando deste modo o ângulo de cada um deles, faz com que o cérebro crie a ilusão de profundidade, dando à imagem uma terceira dimensão.
A adesão por partes dos alunos foi imediata: os jovens empresários Marco Neiva e Paulo Ralha, licenciados em Computação Gráfica e Multimédia no Instituto Politécnico de Viana do Castelo, mostraram à comunidade ferramentas de trabalho para a filmagem de vídeos com esta especificidade e, para os mais entusiastas, houve ainda a possibilidade de jogar com sensações 3D.
A semana cultural da ESCE-IPVC é um evento anual, que pretende levar à comunidade valenciana uma visão diferente da cultura e do conceito de Escola.
Nesta semana, pretende-se que os alunos possam ter vivências diferentes das tipicamente escolares e que possam ir actualizando o seu conhecimento com temas da actualidade.
Actividades mais práticas como o Geocaching ou Expressão Dramática são outros eventos a desenvolver. Ao longo da semana, no espaço da cantina terão lugar duas actividades distintas.
A primeira, que já vai na terceira edição, trata-se do Café com Matemática: os alunos, através de desafios matemáticos, dão aso ao seu raciocínio lógico, enquanto tomam um café descontraidamente.
O segundo evento trata-se da Ementa Cultural Europeia: o objectivo é aliar a gastronomia típica de um país europeu com a exibição de um filme de produção desse próprio país. Este ano os países contemplados foram Espanha, Polónia, Itália, Reino Unido e França. O sucesso desta interculturalidade está a ser grande e promete sessões com novos países para a próxima semana cultural!

Sem comentários:

Enviar um comentário