segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Valença Planta Árvores "Um cidadão, uma árvore por Valença"

Valença promove a campanha “Um Cidadão, uma Árvore por Valença”, sábado, 27 de Novembro, com a plantação de 5000 árvores autóctones, em várias áreas florestais e sementeira em àreas ardidas, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.
O ponto de encontro dos cidadãos voluntários e aderentes ao movimento está marcado para as 9h00 junto ao Pavilhão Municipal. A autarquia vai disponibilizar transporte até aos locais a reflorestar, bem como, um lanche para os participantes.
Na Quinta do Convento de Sanfins 4880 pinheiros mansos, carvalho alvarinho, medronheiros e liquidambares, tílias, bétulas, castanheiros, nogueiras, aveleiras, azevinhos entre outras espécies vão ser plantados numa área recentemente limpa pela equipa de Sapadores Florestais de Valença. A Quinta do Convento de Sanfins apresenta uma floresta muito rica em carvalhos nacionais, medronheiros e outras espécies autóctones que tem sido objecto de uma intervenção de silvicultura preventiva, com limpeza de espécies invasoras, por parte da equipa dos Sapadores Florestais, do Gabinete Técnico Florestal de Valença.
Na área Florestal de São Tomé, em Verdoejo, 120 pinheiros mansos vão ser plantados pela Junta de Freguesia, sábado, 27 de Novembro, no âmbito do Movimento Plantar Portugal.
A par da plantação de árvores a equipa de Sapadores Florestais de Valença vai proceder à sementeira, em áreas ardidas, de carvalhos, sobreiros, azinheiras, tílias, bétulas, nogueiras negras, medronheiros, pinheiros mansos e cerejeiras. As sementes foram previamente recolhidas em diversas àreas florestais de Valença pela equipa dos Sapadores Florestais.
A protecção das florestas autóctones e a valorização dos recursos florestais de Valença tem merecido uma atenção especial da autarquia com múltiplas intervenções preventivas, por todo o concelho, segundo o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes.
A campanha “Um Cidadão, uma árvore por Valença” do Movimento Plantar Portugal é um movimento aberto a todos os cidadãos, sem fins lucrativos, que tem como objectivo contribuir para a conservação da natureza, biodiversidade e uso racional dos recursos naturais.
"Um cidadão, uma árvore por Valença", é o lema do concelho de Valença. Todos os cidadãos tem uma palavra a dizer e um contributo a dar, por uma Valença mais verde, no combate urgente contra o aquecimento global e as alterações climáticas.

Sem comentários:

Enviar um comentário