quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Jornadas Micológicas de Valença "Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia"

A Câmara Municipal de Valença promove as 1ªs Jornadas Micológicas de Valença - “Os Cogumelos, Variedades e Utilização na Gastronomia”, domingo, 28 de Novembro, com palestra, saída de campo, confecção e degustação de cogumelos silvestres.
Cantharellus, lactarius, boletus e frades são algumas das espécies mais presentes nas áreas florestais de Valença e que costumam fazer as delicías gastronómicas dos apreciadores do Reino Fungi.
Com já uma centena de inscrições, o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, considera, esta primeira jornada, já um sucesso e uma experiência enriquecedora para potenciar o turismo activo e de natureza.
O ponto de encontro está marcado para as 9h00, em frente à Piscina Municipal. Seguem-se as palestras “Introdução ao Reino Fungi” e “Espécies de Cogumelos dominantes em Valença, recolha e consumo”. A acção será orientada pelo especialista em micologia Carlos Venade.
Para as 10h30 está programada uma saída de campo, com um percurso micológico no Trilho Pedestre Entre Mosteiros, desde o Convento de Ganfei até ao de Sanfins, com a distância de 4 Km's. Ao longo do percurso Carlos Venade fará a interpretação das espécies que forem possíveis de encontrar.
No recinto do Convento de Sanfins, final do percurso, está marcada a degustação volante de cogumelos silvestres que serão confeccionados no local.
Através da saída de campo, pretende-se dar a conhecer aos participantes a diversidade e o potencial dos cogumelos silvestres, bem como as diferentes formas de conservação e de utilização. A oficina será complementada com a degustação de uma ementa temática.
Os interessados em participar, ainda, nesta Jornada Micológica, deverão fazer uma pré-inscrição pelo telefone 251 809 500 ou pelo correio electrónico geral@cm-valenca.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário