quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Novas Valências Unidade Móvel de Saúde de Valença

A Unidade Móvel de Saúde de Valença apresenta inovações nos serviços de apoio aos munícipes - apoia doentes dependentes ao domicílio e dá Educação de Saúde a familiares.
Ao longo de 2 anos esta unidade tem prestado um serviço vocacionado para a prevenção, vigilância da saúde e a prestação de cuidados primários à população, em particular à mais idosa, que tem uma maior dificuldade de mobilização para aceder ao Centro de Saúde. Mensalmente, em cada freguesia do concelho, a Unidade Móvel, coloca-se num ponto central onde se realizam despistes cardiovasculares, medição da tensão arterial e diabetes.
A partir do acompanhamento personalizado dos doentes surge então, a necessidade de disponibilizar mais valências ao serviço da população direccionando-se, também, para os doentes oncológicos e acamados.
Este novo serviço consiste na visita dos profissionais de saúde à residência de doentes acamados ou com dificuldades em se mobilizar e aposta no apoio a doentes oncológicos facultando-lhes a medicação/próteses que até então só obtinham no Centro de Saúde.
Para além de tudo isto existe, também, uma vertente designada Educação da Saúde, que consiste em ensinar os familiares, que lidam no dia a dia com o doente, a detectarem alguma anomalia que possa surgir no decorrer da administração da medicação e prepara-los para qualquer imprevisto que possa surgir de modo a que estes, numa primeira fase, antes de chegarem os meios técnicos, possam prestar o auxílio mais indicado.
A reestruturação implicou, também, uma redefinição geográfica da área de abrangência privilegiando o apoio às populações mais distantes do centro de saúde.
A Unidade Móvel de Saúde prima pela proximidade ao munícipe, por iniciativa da Câmara Municipal e Centro de Saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário