quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Encontro das Tradicionais Janeiras em Valença

A Câmara Municipal Valença promove o VI Encontro de Janeiras, domingo, 18 de Janeiro, às 15h00, na sede do Rancho de Friestas, com a presença de mais de 200 participantes representativos de 9 grupos do concelho.
Este sexto encontro é o momento para reavivar as rimas mais típicas e emblemáticas das Cantatas dos Reis e das Janeiras valencianas, que durante o mês de janeiro anunciam o ano novo pelas casas do concelho.
As Cantatas dos Reis e das Janeiras são uma manifestação cultural muito enraizada na cultura tradicional local que os valencianos, todos os anos, reavivam com muitos grupos a animarem as noites de inverno, cantando porta a porta, os Reis e as Janeiras, durante este mês.
Este será um domingo marcado pelas rimas tradicionais dos reis e das janeiras interpretadas pelos mais de 200 participantes representativos  do Rancho Infantil de Friestas, Grupo de Cavaquinhos "Os Teimosos", Comissão de Festas de Arão, Comissão de Festas de Gandra, Associação Luar do Minho, Amigos do Bombinho, do Rancho Folclórico de São Julião e Escola de Música de São Pedro da Torre.
O Encontro das Janeiras deste ano é uma organização da Câmara Municipal de Valença e do Rancho Infantil e Juvenil de Friestas e conta com a colaboração das juntas de freguesia e associações  locais.
Para Jorge Salgueiro Mendes, “Os Reis e as Janeiras são uma tradição que, nos últimos anos, temos vindo a recuperar, dinamizar e projetar como marca identitário do concelho”.

Sem comentários:

Enviar um comentário