Queres saber os principais momentos, personagens e fatos que marcaram a história e a vida da Fortaleza de Valença? Sábado, 22 de setembro tens a oportunidade de assistir a uma Visita Guiada com performances artísticas à Fortaleza.
Visita Guiada à Fortaleza Sábado, às 15h
Às 15h sairá da Praça da República a Visita Guiada à Fortaleza, num percurso pelos elementos mais emblemáticos da fortificação. A visita é gratuita e será enriquecida com uma performance a cargo do Coral Polifónico de São Teotónio, de Valença.
O sistema fortificado de Valença tem carácter universal e o seu interior revela segredos escondidos durante séculos. Entre ruas, baluartes e revelins esta é uma viagem que invocará generais que marcaram a fortificação como Luís Serrão Pimentel, Michel de l’Ècole e Manuel Pinto de Vilalobos.
Valença tem uma Fortaleza que abraça uma autêntica cidade fortificada, com cerca de 5 kms de extensão de muros, a generalidade reportando à época das Guerras da Restauração com Espanha.
A Fortaleza de Valença, candidata a Património Mundial junto da UNESCO, é um dos expoentes mundiais da arquitetura militar abaluartada.
Conferência “Valença 4 D – Rota dos Castelos e Fortalezas”
A par da visita guiada decorrerá, também, a conferência “Valença 4 D – Rota dos Castelos e Fortalezas” que trará até Valença Renata Araújo, da Universidade do Algarve, Luís Ponte da Universidade do Minho e Álvaro Campelo da Universidade Fernando Pessoa.
As conferências decorrerão na Biblioteca Municipal, entre as 11h e as 12h30, são de entrada livre, mas implicam inscrição em: geral@cim-altominho.pt
Encontro de Sketchers em Valença
Esta viagem temporal inclui, ainda, uma atividade de sketching urbano (artistas a desenhar no local), que juntará sketchers, em Valença, para um registo artístico do património cultural e natural da cidade, em colaboração com a Associação Urban Sketchers Portugal (USkP).
A iniciativa denomina-se Portas do Tempo é promovida pela C.I.M. Alto Minho em parceria com o Município de Valença e conta com a colaboração dos Talkie walk.
Sem comentários:
Enviar um comentário