sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Valença Beneficia Marginal da Senhora da Cabeça De Olhos no Rio Minho

A Marginal da Senhora da Cabeça, vai contar com um novo sistema de iluminação, em toda a sua extensão. A obra de colocação dos novos 17 pontos de luz está na fase final. Uma obra que rematará a iluminação completa de toda a Marginal da Senhora da Cabeça.
A obra decorre entre o Pavilhão Náutico e o Cais da Fonte, completando a intervenção   já realizada entre este cais e o topo sul da marginal. Uma obra que será complementada, em breve, com a requalificação dos paassadiços de madeira.
Apreciar o Fim da Tarde no Rio
O novo sistema de iluminação permitirá, sobretudo, desfrutar desta via verde, ao fim do dia, salientando o entorno natural envolvente, bem como apreciar as artes de pesca tradicional que tem no Cais da Fonte uma das comunidades de pescadores mais dinâmicas da região.
Marginal Fluvial de Valença
A Marginal da Senhora da Cabeça tem uma extensão de 1146,5 metros e consta de duas vias, uma  com 3,5 m e outra com  2 m paralelas. A aproximação destas duas vias à vegetação ripicola, contigua ao rio Minho, é feita por um balançado em madeira, desde o  Pavilhão Náutico até ao Cais da Fonte.
3ª Melhor Ecopista da Europa
A Marginal da Senhora da Cabeça, integra a Ecopista do Rio Minho que atualmente conta com 46 Kms e já mereceu o título de 3ª Melhor Via Verde da Europa – Via de Excelência, atribuído pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela União Europeia.
Senhora da Cabeça - O rio Minho no seu esplendor 
A Marginal da Senhora da Cabeça proporciona um espaço singular para o desfrute da natureza nos momentos de lazer. A vegetação ripicola autóctone é constituída, sobretudo, por amieiro comum, freixo comum, chorão, salgueiro-anão, choupo negro, carvalho e castanheiro e nos arbustos predominam os juncos, as silvas e os tamujos.
Reforçar a Oferta de Turismo de Natureza
O novo sistema de iluminação da Marginal da Senhora da Cabeça integra o projeto de ampliação / valorização dos percursos verdes de Valença de que se destaca, ainda, o avanço da nova Ecovia da Veiga Norte do Rio Minho.

Sem comentários:

Enviar um comentário