quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Valença Aprova P.P.I. de Contenção de 21 Milhões de Euros

A Assembleia Municipal de Valença aprovou o Plano Plurianual de Investimento, para o próximo ano, com um valor de 21.203.634 euros, com  apenas duas abstenções em 29 de Dezembro.
O documento apresenta cinco grandes linhas estratégicas de orientação: Potenciar a memória colectiva de Valença; Valença como destino Turístico do Noroeste Peninsular; Construir um futuro com qualidade de vida para todos em Valença; Valença Cidade; Reconquistar a centralidade no Alto Minho.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes, este orçamento é claramente de contenção face à marcada situação de “derrapagem” das contas municipais verificada nos últimos meses. Contudo, o Presidente da Câmara aponta que, para além do cumprimento dos compromissos assumidos pelo anterior Executivo, este Orçamento contempla já algumas propostas sufragadas  pelo eleitorado, em resposta aos anseios dos valencianos.
De entre os projectos mais emblemáticos e estratégicos para Valença aparecem contemplados a 3ª fase de Requalificação do Centro Histórico, a Requalificação da Rede Viária da Cidade, a Rede de Águas Residuais Domésticas nas freguesias de Friestas, Verdoejo e Cerdal, bem como o tratamento de efluentes.  A par destes a educação assume-se como outra das grandes prioridades deste orçamento. No lazer a grande aposta vai para a ligação entre a Ecopista  e a Marginal da Senhora da Cabeça e a readaptação da antiga ETAR de Arão a àrea de lazer.  No campo social as prioridades vão para a criação de uma Casa de Acolhimento  de Jovens em Risco, bem como para a implementação do Programa de Emergência Social.
O reequilíbrio das Contas Municipais é outra das grandes preocupações deste Executivo  com uma clara necessidade de reduzir a despesa corrente e aumentar as receitas próprias.

Sem comentários:

Enviar um comentário