quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

“A Via Férrea em Valença e a Travessia do Rio Minho – séc. XIX” Exposição no Museu de Valença




O Núcleo Museológico de Valença inaugura a exposição “A Via Férrea em Valença e a Travessia do Rio Minho – séc. XIX”, sábado, 5 de Dezembro, às 10h00.
Pela primeira vez uma exposição mostra a vida e a história dos caminhos de ferro em Valença, desde 1875 e a sua ligação internacional à Galiza, através da ponte internacional metálica rodo-ferroviária, com especial destaque para o séc. XIX.
Fotografias, postais, pinturas, das mais diversas épocas, fazem o retrato vivo de mais de 134 anos de vida ferroviária em Valença e o seu impacto na sociedade e economia local e regional transfronteiriça. Na galeria do Museu  é possível descobrir as histórias do Quadriciclo, de 1930, das lanternas de sinais, dos faróis de locomotivas, candeeiros, relógios, gueijas, oleadeiras, tirefonds, carris, travessas e muitos outros objectos curiosos. Não faltam, ainda, os termos de expropriação  dos terrenos do troço de linha entre São Pedro da Torre e Valença, datados de 1875, bem como as actas de inauguração dos trabalhos na linha, do mesmo ano.
Especial destaque merece, ainda, a mostra de 8 miniaturas de locomotivas, vagões e carruagens do valenciano engenheiro Armando Lobato, maior fabricante mundial de miniaturas de comboios, com as marcas Sudexpress scale models e Norbrass e, também, conceituado coleccionador.
Um conjunto de 8 painéis ilustrados retrata a vida e vivências dos caminhos de ferro em Valença com referências, em texto e imagem, aos momentos mais marcantes.
Esta mostra pretende trazer até ao grande público um rico e vasto espólio ferroviário disperso pela autarquia, Museu Ferroviário de Valença, particulares e outras entidades. O Museu Ferroviário de Valença tem sido a garante da memória histórica ferroviária da região com peças de grande valor nomeadamente a  Locomotiva 23 (1875), a Carruagem ABC 6f 208 (1888), o Salão de direcção Sf 5004 (1884/5), o Salão de direcção Syf 1 (1888), o Furgão Df 1 (1891) e o Quadriciclo a pedal (década de 30). O Museu Ferroviário de Valença ocupa as instalações da antiga cocheira de locomotivas da  estação ferroviária.
Uma exposição que pelo seu simbolismo, valor histórico / cultural para Valença merece verdadeiramente o célebre slogan ferroviário “Pare, Escute e Olhe” estampado nas placas, dos caminhos e estradas que atravessavam a via-férrea.
A exposição conta com material da autarquia, do Museu Ferroviário de Valença, da Fundação Museu Nacional Ferroviário e de 10 coleccionadores valencianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário