sábado, 16 de fevereiro de 2019

Valença Celebra Feriado Reconhecendo Mérito a Quatro Valencianos 18 de Fevereiro Dia de São Teotónio

Valença vai homenagear quatro Valencianos de Mérito, no Feriado Municipal, segunda-feira, 18 de Fevereiro, Dia de São Teotónio.
O Feriado Municipal evoca São Teotónio, natural de Valença e primeiro santo português. Este é um dia dedicado aos valores e à identidade valenciana e ao reconhecimento de quem meritóriamente se tem destacado na dinamização / projeção do concelho
Valencianos Homenageados
Este ano o Município de Valença vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal a quatro valencianos que se tem destacado na ciência e nos meios associativo e empresarial. Na Sessão Solene vão ser homenageados os investigadores Joana Moscoso, a cientista das bactérias e Carlos Filipe Pereira, o reprogramador das células, bem como José Braga, presidente e co-fundador da Liga dos Amigos do Concelho de Valença em Lisboa e o empresário Luís Videira, do restaurante “A Valenciana”, em Lisboa e da “Quinta da Valenciana” no Seixal.
Programa Geral do Feriado Municipal 
16 de fevereiro
11H: IV Taça S. Teotónio – Futebol - Estádio Dr. Lourenço Raimundo
15H: Visita Guiada à Terra Natal de S. Teotónio – Ganfei, com a presença da Relíquia
17 de fevereiro
15H30: Concerto 33º Aniversário Coral Polifónico S. Teotónio - Auditório CILV
18 de fevereiro
09H: Deposição Coroa Flores Imagem de S. Teotónio - Coroada - Fortaleza  
09H30: Missa e Procissão - Junta Freguesia Ganfei
11H30: Sessão Solene - Junta Freguesia Ganfei
Conferência “São Teotónio em Viseu, Vida, Devoção e Reliquia”, a cargo do  Padre Dr. André Reis da Silva 
São Teotónio – 1º Santo Português – O Inspirador e Protetor da Nacionalidade.
Para Portugal o primeiro santo, para a Cristandade o padroeiro dos cristãos escravizados, para Valença a figura maior, para os tempos da nacionalidade o homem que deu força espiritual à fundação do país.
Nasceu em 1082 na freguesia valenciana de Ganfei e faleceu em Coimbra a 18 de Fevereiro de 1162. São Teotónio é o primeiro santo português, celebrado como o reformador da vida religiosa. Conhecido como padroeiro dos cristãos escravizados, por ter amparado 1000  moçárabes, capturados numa incursão à Andaluzia por D. Afonso Henriques.

Sem comentários:

Enviar um comentário