domingo, 17 de fevereiro de 2019

Valença Ganha Novo Cais no Rio Minho Infraestrutura Permitirá Desfrutar Mais do Rio

Um novo ancoradouro foi construido em Ganfei, na Pesqueira dos Frades. A obra abrangeu, também, a recuperação da antiga Pesqueira dos Frades e a beneficiação da rampa de acesso para embarcações. Um investimento de 89 mil euros na dinamização deste espaço, em Ganfei.
A obra foi desenvolvida pela Câmara Municipal de Valença e contou com um financiamento de 75%, assegurado pelo programa europeu POCTEP, através do projeto Visit Rio Minho.
O novo ancoradouro tem uma estrutura flutuante destinada à amarração e acostagem das embarcações.
A rampa para  embarcações foi beneficiada, de modo a garantir o acesso, em segurança e comodidade, ao rio Minho.
A antiga pesqueira dos Frades recuperou a imponência e a dignidade original como ponto privilegiado de pesca.
Estas eram pretensões antigas da população ribeirinha e dos muitos pescadores da região.
Aproximar Valença ao Rio
Estas obras inseriram-se no projeto municipal de aproximação do concelho ao rio, protegendo, valorizando e potenciando este recurso natural que atravessa Valença de norte a sul, numa extensão de 22 Kms.
Mais Segurança para a Pesca Desportiva
Entre Ganfei e Friestas encontra-se a zona de excelência para a pesca da savelha e do sável no rio Minho. De barco ou nas pesqueiras são dezenas os pescadores, que se dedicam à pesca destas espécies. Com este ancoradouro ganham uma estrutura de apoio fundamental para desenvolverem a sua atividade.
Potenciar os Desportos Náuticos
O novo ancoradouro pretende potenciar as atividades náuticas já praticadas na zona como o remo, a canoagem, o ski aquático e o  jet ski.
Potenciar o Turismo de Natureza
As potencialidades do Rio Minho, nesta zona, são muitas e com este novo ancoradouro pretende-se potenciar, também, os passeios de barcos turísticos no rio. Localizado num local paradisíaco, na antiga Pesqueira dos Frades, nas proximidades as ilhotas de Ganfei e as do Ranhão e do Conguedo, em Verdoejo proporcionam viagens de barco únicas.

Sem comentários:

Enviar um comentário