O Município de Valença espera um impacto económico significativo com a recuperação da Rampa do Monte do Faro. O regresso da mítica prova automobilística, adormecida há mais de 40 anos, está anunciado para o próximo dia 8 de junho. “Será uma prova em tudo idêntica ao que se vai fazendo em Viana do Castelo, com a rampa de Santa Luzia”, explicou à Rádio Vale do Minho o vereador do Desporto na Câmara Municipal de Valença, José Monte.
A prova será organizada pela autarquia em colaboração com o Motor Clube de Viana. “Queremos que seja um rembember desses anos 70. Vai ser uma prova aberta apenas a carros clássicos e é muito possível que alguns dos carros participantes tenham já entrado nas últimas corridas de há 40 anos”, apontou José Monte.
A notícia do regresso desta prova agitou centenas de internautas. Choveram felicitações ao Município pela iniciativa. Perante o impacto, a autarquia espera milhares de visitantes nesse dia e consequentes benefícios para a restauração e comércio local. “Uma prova destas tem sempre as suas despesas, mas há sempre um retorno. Traz sempre muitos turistas que dão vida às terras”, sublinhou. “Por outro são marcos que dão muita visibilidade ao concelho. A notícia da Rádio Vale do Minho teve uma repercussão enorme junto das pessoas”, prosseguiu o autarca social-democrata.
José Monte: “Uma prova destas nunca excede, geralmente, os 70 inscritos. Há também que salvaguardar o interesse da prova sem banalizá-la.”
Para já, ainda não ideia do número de participantes mas José Monte alerta que as inscrições deverão ser limitadas. “Uma prova destas nunca excede, geralmente, os 70 inscritos. Há também que salvaguardar o interesse da prova sem banalizá-la”. Sobre a data de abertura das inscrições, o vereador lembrou que a gestão do evento está a cargo do Motor Clube de Viana e que o dia será certamente anunciado em breve. No que diz respeito a segurança, José Monte garantiu também que está já tudo a ser tratado com as respetivas entidades para que esta prova automobilística corra da melhor forma.
Recorde-se que a Rampa do Monte do Faro chegou a ser uma das provas mais icónicas no automobilismo da região do Minho. Das memórias dos anos 70, ainda ficaram na retina dois quilómetros de alcatrão ( em mau estado ) e paralelipípedo. Nené era um dos nomes mais badalados entre os pilotos. Não dava hipótese com o seu Lotus 62. Entre os percalços, caixas de velocidades avariadas e cheiro a pneu queimado, a parte mais suave da subida era formada por alcatrão irregular e a estrada era limitada por uns bem visíveis e ameaçadores mecos de granito .
Terminou em 1973. E desde então apenas a memória. Porque acabou? “Terá sido uma decisão dos autarcas da altura. E desde então nunca mais se fez”, respondeu José Monte. Mais de quatro décadas depois, os bólides preparam-se para regressar ao Monte do Faro.
Sabe-se já que o arranque da prova está previsto para as 9h00, junto à Capela do Senhor dos Esquecidos, e o termino agendado para as 19h00. Durante todo o dia, Valença verá renascer uma das subidas mais emblemáticas no automobilismo minhoto.
in Rádio Vale do Minho
Sem comentários:
Enviar um comentário