sábado, 30 de outubro de 2010

Caminhar em Valença


As muralhas e a Praça Forte preservam um ambiente pitoresco e medieval em Valença. Com características únicas, apresentam-se como os ex-libris locais. Sobranceira ao rio Minho e com cinco quilómetros de perímetro amuralhado, a Praça Forte é tida como uma das principais fortificações militares da Europa.
 
No seu interior, encontra inúmeros monumentos como é o caso da Igreja de Santa Maria dos Anjos, a Igreja da Colegiada de Santo Estevão ou o Paiol de Marte, um armazém militar do século XVIII, entre outros espaços de interesse.
Se, pela manhã, visitar as muralhas, ainda antes do almoço pode ficar a saber mais sobre a história local na antiga cadeia e "Domus Municipalis".
O passeio pela vila certamente lhe abriu o apetite e as ofertas gastronómicas são variadas. Alguns dos principais pratos passam pelo cabrito à Sanfins, o anho no forno e as sopas secas.
De tarde, parta à aventura num dos trilhos pedestres de Valença. A Ecopista do rio Minho, que liga Monção a Valença, é dos mais conhecidos. Esta via, aproveitada da antiga linha de caminho-de-ferro, pode ser explorada nos seus 13 quilómetros, nove dos quais em Valença.
Neste passeio atente nos monumentos, pesqueiras, praias fluviais e ínsuas. Há também um Posto de Observação de Avifauna. Poderá aprender a chamar pelos nomes certos as aves que costuma avistar. Paralelamente existem trilhos como é o caso da Ínsua do Crasto e o de Entre Mosteiros. O trilho da Ínsua do Crasto tem perto de 12 quilómetros e dá a conhecer, junto ao rio Minho, as pesqueiras e passagem pela Ínsua do Crasto e foz do rio Manco.
Se preferir um trilho mais curto, o da Veiga da Mira tem 4,57 quilómetros. Este passeio dá a conhecer uma das zonas húmidas mais importantes do rio Minho: o biótipo da Veiga da Mira, uma reserva de fauna e flora.
in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário