sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Subida IVA tira 5% competitividade fiscal a Valença face Galiza

O presidente da Câmara Municipal de Valença, Jorge Mendes (PSD), criticou hoje o anunciado aumento do IVA para 23%, sublinhando que o comércio da cidade perderá 5% de competitividade fiscal face à Galiza.
"Bem sei que Portugal é uno, mas a tomada destas medidas de forma cega afectará toda a actividade comercial das regiões de fronteira, pondo em causa a dinâmica deste sector, sustentáculo do emprego e riqueza", referiu Jorge Mendes.
O autarca falava na sessão solene de recepção ao Presidente da República, Cavaco Silva, que hoje visitou o concelho de Valença.
Fazendo eco de "algumas das inquietações" das populações locais, Jorge Mendes referiu-se ainda à necessidade de Valença ter serviços de saúde de qualidade 24 horas por dia e criticou a imposição de portagens nas auto-estradas sem custo para os utilizadores (SCUT), "quando outras regiões mais ricas de Portugal continuam isentas".
O autarca admitiu ainda que 2012 poderá ser o ano em que Valença será declarada Património Mundial da Humanidade, pela sua fortaleza "estilo Vaubim", com cinco quilómetros de perímetro e a mais bem conservada da Europa".
"Vamos trabalhar no processo de candidatura com todo o entusiasmo, tendo em vista esse grande objectivo. Sei que será muito difícil, mas quanto mais difíceis são as coisas, mais valor têm", acrescentou.
Em 2010, comemoram-se os 750 anos da atribuição a Valença da Carta de Foral de D. Afonso III e os 500 anos da atribuição do Foral de Manuel I a Valença.
Jorge Mendes convidou Cavaco Silva para presidir à Comissão de Honra das comemorações.
in Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário