terça-feira, 5 de outubro de 2010

Em S. Pedro da Torre, Valença Cinco mortos, dois feridos graves e dois ligeiros, luto na comunidade piscatória das Caxinas

Cinco mortos, todos pescadores das Caxinas, Vila do Conde, dois feridos graves e dois ligeiros é o balanço de um acidente de viação hoje registado na EN13, em Valença, informaram fontes dos bombeiros e da GNR
As vítimas seguiam todas numa carrinha de nove lugares, que, numa zona de recta, em S. Pedro da Torre, embateu “com extrema violência” na lateral de um camião estacionado na berma, frente a um restaurante.
Os feridos são mais três pescadores das Caxinas e a mulher de um deles.
Segundo o presidente da Câmara de Vila do Conde, Mário de Almeida, os oito pescadores envolvidos no acidente tinham regressado sábado da pesca do espadarte, na embarcação “Fascínios do mar”, uma safra que durou 15 dias, tendo nesse dia descarregado metade do pescado no porto de Vigo.
Na noite de segunda-feira, deslocaram-se novamente a Vigo para descarregar a outra metade do pescado, e hoje de manhã a mulher do mestre da embarcação foi àquela cidade da Galiza buscá-los, estando previsto que ainda almoçariam em casa.
Na viagem de regresso, foi o mestre da embarcação, José Domingos Moreira, quem assumiu o volante da carrinha de nove lugares, uma Renault Trafic de 2010.
Pouco antes do meio-dia, em S. Pedro da Torre, Valença, a carrinha embateu “com extrema violência” na parte lateral de um camião que estava estacionado na berma, fora de um restaurante.
As autoridades admitem que o excesso de velocidade possa ter estado na origem do acidente, já que a carrinha “quase levou o camião à sua frente”, ficando “completamente desfeita”.
Três das pessoas que sobreviveram seguiam nos lugares da frente da carrinha.
O ferido mais grave é um homem de 50 anos, que sofreu um traumatismo craniano grave e “inspira bastantes cuidados”, estando internado no Hospital de S. Marcos, em Braga.
 Segundo fonte deste hospital, o ferido, de 50 anos, está “em estado reservado”, encontrando-se sob acompanhamento do serviço de neurocirurgia.
Igualmente “grave” é o caso da mulher, de 40 anos, envolvida no acidente, que, segundo fonte do Hospital de Viana do Castelo, ficou “politraumatizada” e “inspira cuidados fluentes”, tendo já sido transferida para o Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos
Os outros dois feridos deram entrada no Hospital de Viana do Castelo e vão ser transferidos para a Póvoa de Varzim, mas nenhum deles inspira cuidados: o mestre do barco, de 45 anos, está “estável” e o outro, de 56, fracturou uma perna e vai ser operado.
A EN13 esteve cortada, nos dois sentidos, durante perto de quatro horas.
Mário de Almeida já garantiu que a Câmara Municipal de Vila do Conde vai disponibilizar “todos os meios necessários” para ajudar as famílias das vítimas.
 O autarca sublinhou que se trata de uma “perda duríssima”, tanto mais que os mortos “era novos e deixam viúvas e filhos pequenos”.

Sem comentários:

Enviar um comentário