terça-feira, 12 de outubro de 2010

Valença nas Grandes Rotas dos Percursos Pedestres do Vale do Minho



Valença está na Grande Rota do Vale do Minho. Sábado, 16 de Outubro, às 10h30, caminhada simbólica de inauguração do percurso G.R. Travessia da Ribeira Minho, com saída dos Portões dos Crastos, em Friestas.
O percurso começa junto ao imponente monumento “Portões dos Crastos”, uma fachada barroca de entrada para uma quinta, mesmo junto à Ecopista do Rio Minho, por onde se desenvolve o percurso.
Esta caminhada permitirá apreciar os frondosos carvalhais, que nesta época do ano ganham um colorido outonal, bem como reconhecer variadíssimas espécies de cogumelos que, após as chuvas dos últimos dias, começam a aparecer nas margens da Ecopista.
O ponto de paragem desta caminhada está marcado para o novo Posto de Observação de Avifauna, em Friestas. Esta estrutura surgiu do P.S.P.- Promoção e Sustentabilidade das Paisagens do Vale do Minho. A infra-estrutura de apoio, localizada em plena Ecopista, permite uma observação privilegiada da fauna e flora da Insua do Crasto, da Foz do Rio Manco e do Rio Minho - espaços singulares da Rede Natura 2000. Uma mesa de leitura da paisagem ajuda todos os curiosos a enriquecerem o conhecimento sobre a fauna e a flora que a vista alcança.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Mendes, estes dois percursos pedestres de Grande Rota vem reforçar a aposta do Município de Valença nos trilhos pedestres permitindo aumentar e diversificar a já boa oferta que Valença proporciona, constituída por oito percursos, a Ecopista do Rio Minho e a Marginal da Senhora da Cabeça.
Esta Grande Rota da Travessia da Ribeira Minho, que atravessa Valença, a toda a sua extensão desenvolve-se, ainda, por Melgaço, Monção e Vila Nova de Cerveira e a Grande Rota de Derivação Coura / Minho desenvolve-se entre Paredes de Coura e Valença.
A iniciativa é da Vale do Minho – Associação de Municípios.

Sem comentários:

Enviar um comentário