terça-feira, 12 de outubro de 2010

Subida do IVA assusta



Localizar viaturas portuguesas estacionadas junto a supermercados, postos de combustíveis, tabacarias, lojas e centros comerciais de Tui, principalmente os que se localizam mais próximos da fronteira com Valença, é tarefa fácil, mesmo ao primeiro olhar.
É um hábito de muitos anos principalmente para quem vive do lado de cá e desde sempre "deu um salto a Espanha" para ir às compras. Já houve tempos em que os preços espanhóis eram mais convidativos em relação aos praticados em Portugal, mas ainda assim a procura dos portugueses mantém-se.
Que o diga Ana Barbosa, uma habitante da freguesia de S. Pedro da Torre, no concelho de Valença, que sempre que pode ruma ao pais vizinho. "No 'outlet' compensa o calçado e algum vestuário porque se compram boas marcas a bom preço. Para casa compensam algumas coisas, como os detergentes e esse tipo de produtos mas também há coisas que não compensam, que são mais caras como a carne e alguns produtos alimentares, apesar que agora com a nossa subida do IVA a coisa vai mudar um bocadinho se calhar", afirma.
A concretizar-se a subida do imposto para 23%, a diferença face a Espanha (18%) passará a ser de 5%, o que já traz o comercio de fronteira português temeroso em relação ao futuro.
in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário