terça-feira, 12 de outubro de 2010

Salários apelativos para trabalhar em Tui


Cristiana Braga reside em Valença, mas é funcionária de uma loja de vestuário para criança num "out- let" em Tui, a localidade galega situada a escassos quilómetros de casa.
Há três anos que esta jovem de 27 anos atravessa a fronteira para trabalhar e, pelo que diz, sempre pelas mesmas razões: "Em Portugal não há muito trabalho e em Espanha os salários numa loja podem ir até aos 1100 euros".
Cristiana conta que em território espanhol sempre trabalhou como empregada de mesa, e agora está "há seis meses" ao balcão de uma loja. "Vim para aqui porque pelo menos este salário é dinheiro certo ao fim do mês", explica, referindo que "Espanha compensa se se trabalhar para um patrão espanhol".
No mesmo "outlet" trabalham outros portugueses. Segundo esta trabalhadora, pelo menos 59% dos funcionários são oriundos de Portugal, e no que toca a clientes desta superficie comercial o número cresce para 60%.
Uma outra funcionária, que pediu para não ser identificada, explicou que "compensa trabalhar em Espanha e viver em Portugal por causa do custo de vida" e que no seu caso o salário base como empregada de balcão "é 750 euros mas chega aos 900 euros" por causa das ajudas de que usufrui pelo facto de ser trabalhadora transfronteiriça.
in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário