quinta-feira, 22 de abril de 2010

Autarca de Tui pede que desapareçam as bandeiras espanholas da cidade

O presidente da Câmara de Tui pediu para que “as bandeiras espanholas desaparecessem das varandas de Valença", considerando que "é hora de arquivar" a polémica sobre o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do outro lado da fronteira.
Antonio Fernández Rocha disse à Lusa que a polémica gerada em torno do encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Valença é já um "tema solucionado", reforçando a ideia de que "é hora de arquivar este assunto".
"A verdade é que não houve aumento de pacientes portugueses em Tui. Aqui está a atender-se os pacientes que normalmente já se atendia e creio que isso é um bom sinal porque quer dizer que o Centro de Saúde de Valença está a funcionar bem", sublinhou o autarca espanhol.
Afirmando ser "totalmente contra manifestações", o presidente da Câmara de Tui pediu para "que as bandeiras espanholas desaparecessem das varandas de Valença", colocadas no início do mês em várias casas e estabelecimentos comerciais do concelho.
A acção de protesto foi igualmente criticada pelo presidente da Câmara de Valença, Jorge Mendes, que a 7 de Abril considerou que se tratou de um ato "antipatriótico" que "deixa ficar mal a terra".
Para Antonio Fernández Rocha esta é uma luta que não faz sentido continuar já que Valença e Tui são "concelhos amigos".
"Chegado um momento está claro que temos que pôr um ponto final a este tipo de notícias que não têm porque estar continuamente a sair", enfatizou.
O autarca espanhol referiu ainda que "se algum dia um português tiver uma urgência de saúde poderá continuará a ser tratado em Tui, como sempre aconteceu".
O SAP do Centro de Saúde de Valença encerrou definitivamente na meia-noite de dia 28 de Março, tendo havido um conjunto de protestos contra esta decisão do Governo, sendo um dos principais alertas lançados a necessidade dos portugueses terem que ser tratados no Centro de Saúde de Tui, facto que acabou por não se verificou, segundo as entidades de saúde espanholas.
in Público

Sem comentários:

Enviar um comentário