quinta-feira, 8 de abril de 2010

Trilho Pedestre “Entre Mosteiros” em Valença. A Montanha, os Mosteiros, o Rio Minho, Terras de Espanha ...

A Câmara Municipal de Valença vai promover uma caminhada no trilho pedestre “Entre Mosteiros”, com a distância de 11,92 Km's, no próximo sábado, 10 de Abril.
O ponto de encontro será o Mosteiro Beneditino de Ganfei às 9h00, estando programada o início da caminhada para as 9h30 e o tempo estimado para o percurso é de 4h30, com chegada ao mesmo local.
O trilho Entre-Mosteiros constitui um itinerário de interligação com a ecopista permitindo a visita a dois emblemáticos mosteiros - o de Ganfei e o de Sanfins. Este percurso foi elaborado com recurso a variantes, de forma a permitir o acesso a todo o tipo de visitantes.
O primeiro ponto de interesse é claramente o Convento Beneditino de Ganfei e a sua cerca. A igreja românica, de três naves, remontará já ao século VII. 
O percurso segue pela encosta norte do Monte do Faro, percorrendo os primeiros lugares da freguesia de Ganfei terra onde nasceu São Teotónio, o primeiro santo português. Já na encosta excelentes panoramas para a Praça Forte de Valença e a cidade galega de Tui. 
O trilho entra nas vastas matas de pinheiros da encosta do Monte do Faro até atingir a cerca da quinta do Mosteiro de Sanfins. No local a imponente igreja românica, do século VII e as ruínas do velho mosteiro. Daqui o percurso desce para freguesia de Verdoejo passando pelas gravuras rupestres da Barreira, pelo Pelourinho do antigo Couto Monástico de Sanfins até atingir a Ecopista. Deste ponto o percurso desenvolve-se até Ganfei na Ecopista com oportunidade para apreciar os edifícios singulares das estações e apeadeiros de Verdoejo e Ganfei.
O ponto mais alto atingido o a Fonte Seca com 310 mts de altura.

Sem comentários:

Enviar um comentário