quarta-feira, 21 de abril de 2010

Sabores das Aldeias Valencianas Tasquinhas Com Petiscos, Vinhos e 19 Pratos Tradicionais

O Município de Valença promove uma mostra Gastronómica, com as Tasquinhas “Sabores da Aldeia”, no fim de semana de 24 e 25 de Abril, na Coroada, Praça-Forte, com a presença de todas as freguesias do concelho.

As tasquinhas apresentam os sabores, mais genuínos, das aldeias valencianas. As serranas com as várias formas de confeccionar o cabrito e as delicias do porco, as mais ribeirinhas com as lampreias, as feijoadas, o arroz malandro e tantos outro pratos singulares, num total de 19.
No petiscar a broa, a orelha, o presunto, os demais fumeiros, as filhoses, o bolo do tacho e não faltarão as deliciosas sobremesas como o arroz doce, os valencianos, as rosquilhas, os papudos e tantos outros, a acompanhar, é claro, sempre com os bons vinhos verdes da região. 
Os trajes singulares, os despiques das modas antigas, acompanhados pelas concertinas, os bombos, o reco-reco vão animar os espaços desta mostra das tasquinhas valencianas, durante o próximo fim de semana.
Para o Presidente da Câmara, Dr. Jorge Salgueiro Mendes “a mostra das tasquinhas pretende ser uma festa da cultura Valenciana, onde se apresentarão os produtos, as tradições, as histórias e a delícia das receitas que as gentes das nossas freguesias, com tanto engenho e tradição, souberam preservar ao longo dos séculos. Esta mostra potenciará a memória colectiva e evidenciará os valores histórico / culturais valencianos.”
As tasquinhas abrem ao público sábado, 24 de Abril,  às 11h30 e encerram às 24h00. Do programa de sábado consta a actuação da Escola de Música de São Pedro da Torre, às 15h00 e do grupo de música tradicional Quatro Ventos, às 22h00.
No domingo, 25 de Abril, o recinto da Mostra Gastronómica abre às 12h00 encerra às 18h00. A tarde  será animada com um Festival Folclórico Valenciano com a presença do: Rancho Infantil de Friestas, do Rancho Folclórico de Ganfei, do Grupo “Os Camponeses Minhotos” de Cerdal, do Rancho Folclórico de São Julião e do Rancho Folclórico da Associação Recreativa, Cultural e Desportiva São Salvador de Gandra.
A Mostra Gastronómica das Tasquinhas “Sabores da Aldeia” é uma iniciativa do Município de Valença que conta com  o especial empenho e colaboração das Juntas de Freguesia e associações locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário