quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fortaleza de Valença Florida Maias Engalanam Varandas

A Praça-Forte de Valença engalana-se com 100 Coroas de Maias, este fim de semana, revivendo uma tradição ancestral e secular. Escolas, associações, comércios, organismos públicos e particulares deram o seu contributo no 1º Concurso “Maias em Maio”, organizado pelo Município de Valença e Agrupamento Muralhas do Minho.

As giestas, os verdes, as flores campestres e alguns materiais recicláveis vão dar uma cor primaveril às varandas das principais ruas da Praça-Forte de Valença. Cada Maia terá, ainda, como manda a tradição, um verso ou dito alusivo. Por todo o concelho muitas outras Maias e raminhos de giesta vão enfeitar as varandas, os portões e as viaturas, sobretudo, na noite de 31 de Abril para 1 de Maio.
Valença revive, assim, a mais antiga festa de celebração da Primavera e do novo ano agrícola, com as “Maias”. Os trabalhos resultantes destes concurso representarão Valença, também, no IV Concurso de Recolha da Tradição Oral Galego-Portuguesa e na 16ª edição do Programa Ponte nas Ondas.
Na região do Minho e concretamente em Valença, subsiste a tradição de comemorar-se a entrada no mês de Maio com a colocação de coroas de flores – As Maias -  ou raminhos de giesta nas janelas, portas ou fechaduras. 
Diz o povo que Maio é “manhoso” e que as giestas, barram a entrada do diabo, das bruxas ou do “burro”.
Os participantes apresentaram trabalhos seguindo as  Maias Tradicionais - elaboradas essencialmente com giesta e flores campestres e a Maia Reciclada – elaborada com materiais reutilizados.
Cada uma destas modalidades está acompanhada por um texto original com ditos, versos ou quadras, de cariz popular, alusivos a um dos seguintes temas: Despedida do Inverno e anúncio de boas vindas à chegada da Primavera; Pedido de protecção para que afugentem as possíveis ameaças naturais (pragas) e/ ou sobrenaturais, tais como bruxas e feiticeiras que podem “deitar mal olhado”; O afugentar do “burro” que é um animal que ataca o cereal, para que este não morda o gado ou “dê cabo” do cereal e a que a tradição cristã se associou.
Os trabalhos mais interessantes serão premiados, por um júri constituído por elementos pertencentes a cada uma das entidades organizadoras.

Sem comentários:

Enviar um comentário