terça-feira, 13 de abril de 2010

Cabrito à Sanfins e Borrachinhos nos Restaurantes de Valença

O Cabrito à Sanfins será o prato forte em 26 restaurantes de Valença, no próximo fim de semana gastronómico de 17 e 18 de Abril, no âmbito dos Fins de Semana Gastronómicos. Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa conventual tradicional. A iniciativa é da Entidade Regional de Turismo do Porto / Norte de Portugal e do Município de Valença.
         Quem visitar Valença, no próximo fim de semana, encontrará um prato genuíno da região elaborado de forma tradicional; um prato que era o rei gastronómico nas festas grandes da aldeia, na Páscoa e nos convívios de família.
O Cabrito à Sanfins é criado, em rebanhos, sobretudo, nas serranias do Faro, da Furna e de São Lourenço, nas mais puras pastagens da carqueja, do rosmaninho e do tojo bravo que dotam esta carne de um sabor singular. Assado nos fornos a lenha, como se fazia na casa dos lavradores, ganha uma textura e tom que cativam, à primeira, o mais exigente comensal.
Em Valença a doçaria é variada desde os Valencianos, aos “Doces de Romaria” e às Sopas Secas, mas neste dia celebram-se, sobretudo, Os Borrachinhos de Valença, uma iguaria conventual que tem por base o pão, os ovos e o vinho tinto.
O fim de semana será enriquecido com animação regional nos restaurantes aderentes. Para sábado, está programada, também, uma visita guiada ao Convento Românico de Sanfins, com saída das Portas do Sol – Praça-Forte, às 9h30. No domingo o Município proporciona uma visita guiada ao Centro Histórico, com saída, também, às 10h00, do mesmo local. Durante o fim de semana será possível visitar o Museu do Bombeiro, Museu Municipal e o Posto de Turismo.
        A restauração é um dos principais cartazes de afirmação da Valença turística. Hoje, Valença conta com sessenta unidades de restauração que apresentam uma ampla oferta gastronómica e em que diversos pratos da culinária tradicional marcam presença de destaque. 

Sem comentários:

Enviar um comentário