terça-feira, 13 de abril de 2010

Valorminho com olhos postos num novo aterro


Com uma população servida de 80 mil habitantes, a Valorminho recebe cerca de 35 mil toneladas de resíduos por ano. Contudo, isso não a impede de, aos poucos, avançar na modernização do aterro.
Os anos de 2010 e 2011 vão ser de forte investimento, noticia o jornal Água&Ambiente, na sua edição de Abril. Primeiro, avançará o projecto de automatização do centro de triagem; depois, o lançamento da empreitada para construção do novo aterro sanitário, a poucos quilómetros de distância do actual. Para já, a conclusão do centro de aproveitamento do biogás, em 2009, é motivo de orgulho para a pequena equipa de 26 colaboradores.
Com 10 MW por dia produzidos, o centro electro-produtor de energia já está a 70 por cento da capacidade estimada. Este investimento de 800 mil euros, que aproveita o biogás produzido no aterro, representou uma fatia importante do orçamento da Valorminho no ano passado.
Já o novo aterro deverá ser implementado em três fases, abrangendo dois hectares em cada uma delas. De acordo com o Pacto Social, na base da criação do sistema multimunicipal, a construção de novos aterros deve seguir a regra da rotatividade por cada um dos concelhos integrantes da Valorminho. Por isso, apesar de distar apenas alguns quilómetros em relação ao actual aterro, em Valença, a nova construção vai situar-se já no município de Vila Nova da Cerveira. Mas após a finalização dos estudos geológicos, já em curso, é ainda necessário aguardar pela elaboração do projecto.
Quanto à modernização do centro de triagem, o projecto vai arrancar no final deste ano. Com um orçamento estimado de 850 mil euros, a obra deverá decorrer em duas fases.
in Portal do Ambiente

Sem comentários:

Enviar um comentário