quarta-feira, 14 de abril de 2010

Conferência: 30 minutos com… “Inteligência Artificial e Agentes Inteligentes”

A Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESCE-IPVC] promove mais 30 minutos com… “Inteligência Artificial e Agentes Inteligentes”.

A Conferência realiza-se já esta quinta-feira, 15 de Abril, às 16h00, no Auditório Prof. Lima de Carvalho da ESCE-IPVC, sedeada em Valença.

A sessão será protagonizada pelo Dr. Pedro Ribeiro, Investigador da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O que é a inteligência artificial (I.A.)? O que é simplesmente ser inteligente? Nesta apresentação irão ser abordadas estas e outras questões. Irá também ser definido o que é um agente inteligente, uma entidade autónoma que actua de forma racional num determinado ambiente.

O orador irá também falar um pouco da sua experiência pessoal na área, dando exemplos do uso de I.A. e de agentes no seu departamento na Universidade do Porto, desvendando um pouco do que está por trás das “cortinas”, fazendo o agente "pensar". No final, será realizada uma demonstração prática com um agente físico, real, com cão-robot da Sony, o AIBO, mostrando como pode um robot ver, ouvir, dançar e raciocinar, com uma possibilidade final de os presentes interagirem directamente com ele.

Sem comentários:

Enviar um comentário