quinta-feira, 22 de abril de 2010

Documentário “Mulheres da Raia” Premiado

O Município de Valença congratula-se com o prémio Mestre Mateo para melhor Documentário 2009, da Academia Galega do Audiovisual, conseguido pelo cineasta valenciana / tudense Diana Gonçalves.
“Mulheres da Raia”, com 42 minutos, é um documentário em português e galego, sobre as mulheres da fronteira, nomeadamente sobre as histórias de Valença e Tui.
Trata-se de uma viagem às fronteiras do norte de Portugal e Galiza que nos transporta ao nosso passado mais recente, o contrabando local e a emigração clandestina, práticas habituais nestas terras, aproveitando a proximidade do país vizinho.
A raia, como popularmente é conhecida a fronteira, guarda uma história de luta diária pela sobrevivência e as suas mulheres são testemunhas.
Para Diana Gonçalves “o prémio é das mulheres da fronteira que construíram comigo esta história de sobreviventes, como somos todos, nos dias de hoje. É de todos aqueles que acreditam num discurso cinematográfico que se articula sobre a realidade. É de todos os que me tem apoiado nesta travessia cinematográfica. Continuo a remar para contar histórias, convosco e para vós”.
“Mulheres da Raia” já passou por diversos festivais de cinema em Portugal, Espanha e Brasil e é um documento vital para compreender e estudar as intensas relações de fronteira.

Sem comentários:

Enviar um comentário