quinta-feira, 22 de abril de 2010

Câmara leva SAP a tribunal Providência cautelar parasuspender fecho do serviço de saúde

A Câmara de Valença avança hoje com uma providencia cautelar para suspender o encerramento do SAP. Os enfermeiros do centro de saúde local defendem que o serviço é "absolutamente necessário" porque fez 23 mil atendimentos em 2009.
A polémica que se arrasta há mais três anos e que se intensificou com o fecho do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde de Valença em 28 de Março está para durar. Após um curto período de tréguas, que se seguiu ao protesto das bandeiras espanholas e em que a comissão de utentes e a autarquia se recataram, abre-se agora uma nova vaga de acções contra a extinção do serviço.
Ontem, o autarca de Valença, Jorge Mendes (PSD), anunciou que irá concretizar ainda hoje a ameaça que fez no próprio dia do encerramento de avançar com uma providência cautelar para travar a medida. "Estivemos a prepará-la, precisavamos de um documento da ARS, a acta da deliberação, que já chegou e a providência cautelar está pronta para entrar em princípio amanhã (hoje) no Tribunal Administrativo de Braga", declarou ao JN, referindo que a acção será sustentada "no incumprimento" de um protocolo firmado em 2007 com o ministério da Saúde no âmbito do programa de requalificação das urgências.
23 mil atendimentos em 2009
Enquanto isso, um grupo de enfermeiros do Centro de Saúde de Valença fez chegar à secção Norte da Ordem dos Enfermeiros, que recentemente deu parecer positivo ao fecho do SAP, dados estatísticos que pretendem comprovar a necessidade de manter o serviço a funcionar.
"Em 2009 foram feitos 23 mil atendimentos, onde temos a doença aguda, o acidente de viação, a violência doméstica, os acidentes de trabalho e outros. Ora considerando que de dois em dois anos estavamos com um crescimento de 30% imagine-se a utilidade que tem este serviço", protestava ontem o porta-voz dos enfermeiros, Fernando Moreno.
Face a estes novos dados o presidente do Conselho Directivo Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros, Germano Couto, anunciou que irá "reavaliar" a situação e prestar esclarecimentos aos enfermeiros de Valença.
in  Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário