quinta-feira, 17 de março de 2016

Investigadora Valenciana ganha bolsa Marie Curie

A investigadora Joana Moscoso acaba de conquistar uma bolsa Marie Sklodowoska-Curie, no valor de 150 mil euros, que servirá o seu projeto de investigação sobre a “linguagem” da bactéria Listeria.
A investigadora Joana Moscoso acaba de conquistar uma bolsa Marie Sklodowoska-Curie, no valor de 150 mil euros, que servirá o seu projeto de investigação sobre a “linguagem” da bactéria Listeria.
Joana Moscoso regressa assim à Universidade do Porto, mais concretamente ao i3S, o Instituto de Investigação e Inovação em Saúde, depois de nove anos fora de Portugal. A investigadora, que estudou na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, tem uma carreira focada na microbiologia e no estudo de bactérias.
“Quero estudar os mecanismos que ela usa para se adaptar ao meio ambiente em que vive. Isto porque a Listeria, tal como a maior parte das bactérias, é capaz de perceber sinais no meio que a rodeia e mudar a forma como se comporta de forma a garantir a sua sobrevivência. Mais especificamente, o meu projeto visa entender como umas pequenas moléculas intracelulares, os nucleótidos cíclicos, são capazes de transmitir sinais e funcionar como moléculas mensageiras”, explica a investigadora no site da Universidade do Porto.
Trata-se de uma bactéria patagónica, ou seja, pode causar infeções ao ser humano. Joana afirma que : “Ao conhecer estes mecanismos, estou também a perceber como é que estas bactérias causam infeções no homem”. Quanto à bolsa que ganhou, no valor de 150 mil euros, a investigadora diz sentir-se feliz por se tratar de uma “bolsa com muito mérito”.
Joana Moscoso é natural de Valença e licenciou-se em Biologia na FCUP em 2007. No final do curso partiu para a Suécia, ao abrigo do programa Erasmus, onde iniciou o seu percurso internacional. A investigadora já recebeu vários prémios como o “Microbiology Outreach Award” da Society for General Microbiology, o “Award for Outstanding PhD student in Science Communication” do Imperial College of London, e o “Estabilished Researcher Prize” da Royal Society of Biology.
in Onservador

Sem comentários:

Enviar um comentário