segunda-feira, 14 de março de 2016

Sabores da Lampreia a Maior da Península Ibérica 5 mil Degustaram Mais de 1000 Lampreias

A lampreia foi degustada por mais de 5 mil apreciadores, na sétima edição do Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, no último fim de semana, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, posicionando este festival como o maior da Península Ibérica.
No total mais de 1000 lampreias, do rio Minho, foram degustadas em cinco variedades diferentes, Lampreia à  Bordalesa, Arroz de Lampreia, Fumada/Grelhada, Assada no Forno,  Recheada ou o prato dos cinco sabores. Sushi de Lampreia, em escabeche com framboesas, em empanada ou em gressinos foram outras das formas que foi possível apreciar neste festival. 
Sabores da Lampreia  reafirma-se como o maior evento gastronómico dedicado a este ciclóstomo  na Península Ibérica e segundo o conceituado gastrónomo João Guterres, da Confraria da Lampreia, posiciona-se já ao nível do Festival de Bordeaux, em França, considerado o maior do mundo. 
Este festival enquadra-se na estratégia de promoção do turismo gastronómico valenciano que, ao longo do ano, proporciona um conjunto de festivais e a dinamização da restauração valenciana com jornadas temáticas. O próximo festival será o “Sabores da Aldeia”, já no fim de semana de 29 de abril a 1 de maio.
Utilizando as técnicas tradicionais de pesca, no rio Minho, considerado um dos rios mais limpos da Europa e seguindo os métodos tradicionais de “bater a lampreia”, nos tanques de água a lampreia de Valença só pode ser de excelência. As técnicas seculares de confeção e arte dos cozinheiros especializados levaram, até à mesa, especialidades que encantaram os mais apurados paladares. 
Uma festa gastronómica popular, acessível para todos, que se mantém genuína e tradicional  no conceito de que quem vem gosto, repete e traz mais um amigo.
Sabores da Lampreia foi uma iniciativa da Câmara de Valença, Junta de São Pedro da Torre, da Associação Sabores do Rio Minho e da Comissão de Festas de São Pedro da Torre que contou com a colaboração do curso de Hotelaria da EPRAMI, bem como do meio empresarial local e regional.
Para o Presidente da Câmara, Jorge Salgueiro Mendes, “Este festival foi um sucesso organizativo que encantou todos quantos tiveram a oportunidade de vir até Valença. Uma aposta no turismo gastronómico que é para reforçar já na edição de 2017 com o objetivo de posicionar os Sabores da Lampreia, como o maior festival do género do mundo”.

Sem comentários:

Enviar um comentário