quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Onde Comer o Melhor Bacalhau da Península? Em Valença Bacalhau é Rei!

Gosta de bacalhau? Então Valença é o seu destino, em 18 e 19 de fevereiro. Bacalhau à São Teotónio é o convite para um fim de semana gastronómico a saborear um prato de bacalhau que em Valença é rei.
Bacalhau come-se de mil maneiras em muitos lugares, mas em Valença sabe reconhecidamente como em mais nenhum lugar.
O bacalhau, o produto mais celebre da gastronomia valenciana, está sempre presente, a diário, em todos os restaurantes locais, confecionado e apresentado em prato ou em tapas das mais diversas e ousadas formas. 
Bacalhau à São Teotónio
O bacalhau à São Teotónio é o protagonista deste fim de semana gastronómico. Um prato de sabor inigualável  digno do prazer dos deuses, com nome de santo, em homenagem ao primeiro santo português, natural de Valença. 
Há séculos que por Valença se apuram os sabores e a arte de apresentar   as receitas de bacalhau. O bacalhau é um produto, há muito presente na gastronomia valenciana e que atrai, até nós, visitantes de toda a Península Ibérica para saborear as múltiplas formas de o confecionar.
Caldo Verde de Valença – Melhor Sopa de Portugal
O Caldo Verde, eleito em 2011 como a melhor sopa de Portugal, é a sopa da tradição valenciana a marcar, também, presença nesta jornada.
Valença é Doce!
Acompanham os Borrachinhos de Valença, uma sobremesa tradicional  de Valença. Uma iguaria da doçaria conventual valenciana  à base de pão, canela, açúcar e raspa de limão, bem encharcado numa calda digna dos deuses à base de mel, vinho tinto, canela, entre outros ingredientes.
Em 24 restaurantes aderentes, no fim de semana de  18 e 19 de fevereiro, Valença é o destino dos bons garfos.
A iniciativa é da Câmara Municipal e do Turismo Porto Norte de Portugal.