segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Valença Projeta Novo Polo Industrial - Reforço do Acolhimento Industrial em Valença e Cerveira

Valença está a projetar um grande polo industrial, com 140 hectares, reforçando a capacidade de oferta de solo industrial e a captação de novos investimentos.
Potenciar a oferta de solo industrial infra-estruturado, atraindo novos investimentos industriais, dinamizadores da economia local e regional e do mercado do emprego é o grande objetivo do lançamento deste projeto. A Câmara de Valença encara como fundamental a dinamização da economia local, no sentido de proporcionar mais oportunidades para todos e reforçar a competitividade deste território.
Polo Industrial Valença Vila Nova de Cerveira
O grande polo ficará situado na parte sul do concelho e será desenvolvido em parceria com Vila Nova de Cerveira. Esta será uma estrutura que permitirá uma continuidade geográfica entre as áreas industriais já existentes destes dois concelhos.
As negociações com as entidades da tutela já foram lançadas por Valença e Vila Nova de Cerveira e decorrem a bom ritmo. As duas administrações estão expetantes que num futuro próximo este grande polo seja uma realidade, absolutamente necessária para a projeção destes territórios.
Reforço da Oferta de Solo Industrial
O novo grande polo pretende ir de encontro à crescente procura de solo industrial na região e às necessidades de desenvolvimento de um território que se reafirma, cada vez mais,  como uma das grandes referências da Península Ibérica para a captação de investimentos industriais.
A oferta de solo industrial infra-estruturado, mão de obra cada vez mais qualificada, acessos rodoviários por auto-estrada aos grandes polos industriais da Península, proximidade a portos e aeroportos colocam Valença no topo dos locais de preferência dos grandes investidores.
O grande polo abrange uma ampla área envolvente a duas infra-estruturas supra municipais já existentes, o Aeródromo de Cerval e o Aterro do Vale do Minho. 
Captação de Novos Investimentos Industriais
A aposta na captação de novos investimentos tem sido uma das grandes prioridades do concelho que neste momento dispõem do Parque Empresarial de Valença e da Zona Industrial de São Pedro da Torre. Nestas duas áreas industriais estão garantidos investimentos superiores a 30 milhões de euros, nos próximos dois anos, em novas fábricas  e na ampliação de unidades industriais existentes.
Para Jorge Salgueiro Mendes, Presidente da Câmara de Valença, “Valença tem condições únicas para a fixação de novos investimentos industriais, reconhecidas pelos empresários, pelo que este grande polo será um projeto que se pretende de sucesso”.