quarta-feira, 5 de julho de 2017

DELEGAÇÃO DE VALENÇA DA LIGA PORTUGUESA CONTRA O CANCRO REALIZOU PRIMEIRO RASTREIO

Após a recente assinatura do protocolo de cooperação entre o Município de Valença e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a delegação de Valença realizou, no passado dia 17, a primeira consulta de diagnóstico precoce de cancro oral, no Centro de Saúde de Valença.
Esta iniciativa abrangeu cerca de uma centena de valencianos que, gratuitamente, puderam efetuar o rastreio, de forma a prevenir/detetar possiveis lesões.
O cancro oral é o 6º mais comum em todo o mundo e, apesar dos avanços ocorridos nos últimos anos no diagnóstico e tratamento, continua a ter uma taxa de mortalidade bastante elevada.
Este foi o primeiro serviço prestado pela recente delegação implementada em Valença, que vem permitir um trabalho de maior proximidade com a população, facilitando o desenvolvimento de campanhas de sensibilização na comunidade valenciana, para a prevenção e detenção precoce de diversas patologias oncológicas.
A Câmara de Valença, atenta a esta questão de saúde, congratula-se com a afluência da população à campanha e continuará disponível para colaborar em iniciativas do género.
A delegação de Valença já tem perspetivadas novas ações para um futuro próximo. 
A partir do mês de setembro começará a funcionar nas instalações da Piscina Municipal,  no piso 1, as consultas gratuitas de psico-oncologia , para doentes e familiares.

Sem comentários:

Enviar um comentário