domingo, 9 de julho de 2017

Ecopista Candidata a Melhor Via Verde da Europa European Greenways Awards

A Ecopista do Rio Minho é candidata ao prémio melhor via verde da Europa, no VIIIº European Greenways Award. A candidatura da Ecopista do Rio Minho é liderada por Valença e inclui, para além dos troços das vias verdes de Valença, os de Monção, Cerveira e Caminha. 
O prémio, promovido pela Associação Europeia Greenways (E.G.W.A.) e pela União Europeia, vai ser anunciado em 28 de setembro, na cidade irlandesa de Limerick. Este prémio bienal tem por objetivo  promover exemplos de melhores práticas e apoiar sua replicação em outras vias verdes em toda a Europa.
4ª Melhor Via Verde da Europa em 2009
Em 2009 a Ecopista, abrangendo Valença e Monção, já tinha sido reconhecida, por esta organização internacional, como a 4ª melhor  via verde da Europa, na categoria turismo. 
Corredor Verde do Rio Minho
A aposta concertada de Valença e dos demais municípios do Vale do Minho permitiu potenciar a Ecopista criando um corredor verde, paralelo ao rio Minho, entre Monção e Caminha.
Património e Natureza Singulares
A Ecopista proporciona passeios por vinhedos, campos de cultivo, contactos com o rio Minho, ribeiros e vistas sobre um vasto património edificado. Alguns miradouros proporcionam vistas privilegiadas para o rio Minho e as veigas. As pesqueiras, as praias fluviais e ínsuas, inseridas na Rede Natura 2000 e um vasto património edificado permitem pequenas escapadas  complementares à ecopista. O Centro de Interpretação da Ecopista, na antiga Casa da Vigia em Valença, mostra a fauna, a flora e as memórias da antiga linha do caminho de ferro.
Reforço da Oferta Turística
A Ecopista está destinada a passeios pedonais, de bicicleta, patins em linha, skate e tem reforçado a oferta turística da região com um produto de natureza que mostra alguns dos aspetos mais cativantes do Vale do Minho.