domingo, 2 de julho de 2017

TRILHO DE MOSTEIRÓ

O Trilho de Mosteiró, em Cerdal, é um percurso com 11,7 Km's, com um grau de dificuldade fácil, com características paisagísticas singulares.
    O ponto de partida é a Igreja Matriz  de Cerdal sendo o tempo estimado do percurso de 4h30. 
    O trilho percorre os velhos caminhos das freguesias de Cerdal e Taião, com especial referência aos antigos caminhos de peregrinação à Senhora de Mosteiró.
    O percurso começa na Igreja Matriz de Cerdal e segue para Cubes,  onde está a casa brasonada de Cubes, acompanhando o ribeiro Mira, com  varias quedas de água, levadas e motas. Ao lugar de Alderete, com  várias casas senhoriais, segue-se  Gondim, com passagem por umas antigas poldras. Em Gondim a capela da Senhora de Fátima e algumas casas senhoriais. O percurso segue até à cascata da Grova, a maior do concelho e ao Parque de Merendas de Mosteiró, onde a vegetação autóctone e uma represa de água, com um magnifico espelho de água, fazem as delicias dos visitantes. O próximo ponte de visita é o Convento de Mosteiró, um edifício do séc. XIV da ordem Franciscana. O  percurso segue por velhos caminhos até ao lugar da Felgueira, em Taião, regressando ao lugar de Gozende, em Cerdal, até Bacelar, com a sua Capela da Senhora da Ajuda. Bogim é lugar que se segue e onde é possível apreciar um magnifico relógio de sol.

Sem comentários:

Enviar um comentário