terça-feira, 13 de março de 2018

9 Anos e 9 Motivos para Ir à Lampreia a Valença Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”

Lampreia à Bordalesa, Arroz de Lampreia, Assada no Forno,  Recheada, Seca  ou o prato dos cinco sabores, venha descobrir qual a sua preferida.
Os apreciadores da lampreia tem um destino, o Festival Gastronómico “Sabores da Lampreia”, entre 16 e 18 de março, na comunidade de pescadores de São Pedro da Torre, em Valença.
Cinco Receitas de Lampreia
Se é amante de lampreia já experimentou o Arroz de Lampreia ou à Bordalesa. Neste festival tem estes pratos, mas, também, a  oportunidade de saborear a Assada no Forno, a Recheada e a Seca. Para quem quiser degustar todas as formas a organização apresenta o prato dos cinco sabores.
O Preço - Lampreia a 12 Euros
A lampreia apresenta-se a preços populares, a partir de 12 euros a dose.
Experiência Garantida
Nove edições, um serviço apurado e reconhecido que, ano após ano, atrai mais apreciadores.
Tudo Feito na Hora
Cozinha aberta, com todos os pratos a serem preparados na hora e no recinto do festival.
Cozinheiros Especialistas em  Lampreia
Neste festival os cozinheiros são os próprios pescadores. Do rio à mesa estes são os guardiões dos segredos seculares da lampreia. Cozinheiros especializados que foram apurando, durante séculos, as receitas que agora se apresentam em festival.
Quem Vem Gosta e Repete
Este festival é considerado um dos maiores do mundo dedicado à lampreia, tanto pela quantidade de lampreias confecionadas, como pela variedade, riqueza e originalidade dos pratos.
A Melhor do Mundo - Lampreia do Rio Minho
Este festival é uma excelente oportunidade para deliciar-se com  uma boa lampreia do rio Minho considerada, pelos especialistas, a melhor do mundo.
Pesca Artesanal 
Em Valença a pesca à lampreia é artesanal, desenvolvida sobretudo pelas comunidades de pescadores de São Pedro da Torre e Cristelo Côvo. As redes de tresmalho retiram do rio a lampreia vivaça e com toda a qualidade.
“Bater a Lampreia”
Pescada nas últimas semanas a lampreia estagia já nos tanques da Associação Sabores do Rio Minho, em água corrente. A técnica é antiquíssima e conhecida por “bater a lampreia”, um modo que enrije-se a sua carne, o que permitirá, aquando da sua confeção, pratos de excelência.
Vem experimentar, também, Pizza de lampreia, Sushi, Empanada, Gressinos e Escabeche de lampreia com framboesas, novas experiências gustativas, a cargo do curso de hotelaria da EPRAMI.

Sem comentários:

Enviar um comentário