quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Valença Recupera Pesos e Medidas Memórias de 519 Anos de Atividade Comercial

Como eram os pesos e as medidas há 100, 200 ou 519 anos? Valença dá a conhecer a evolução histórica dos pesos e medidas numa exposição que congrega 160 peças originais. 
As peças presentes nesta exposição pertencem ao espólio municipal e foram todas recuperadas, apresentando-se agora, pela primeira vez, ao público, com todo o seu esplendor original.
Coleção de Pesos e Medidas de Valença 
A Coleção de Pesos e Medidas de Valença surgiu em 1989, por mão do Aferidor Municipal. Passou por várias dependências municipais, ao longo destes 29 anos.  Recuperada, estudada e inventariada, apresenta-se agora o público com toda a sua dignidade e valor.
O que se pode ver?
Esta mostra de pesos e medidas é composta por uma coleção de pesos de arratel em ferro e pedra, de oitavas, pesos de folforinhos, peso manuelino, balanças decimais e de suspensão, vara e côvado, metros, cabaça natural, cabaços, medidas duplas, medidas legais, copos aferidos para vinagres, antigos medidores de azeite e petróleo, alqueires, cestos de medida, entre outros. A peça mais antiga, possível de datar, é o Padrão Manuelino de Valença datado de 1499.
Onde e Quando?
A exposição está patente ao público na sala de exposições da Escola Superior de Ciências Empresariais de Valença até 11 de janeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário