quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Obras de Requalificação da Fortaleza Concluídas em finais de 2010

Ultrapassados os prazos previstos inicialmente, mas sem derrapagem financeira, as obras na Fortaleza de Valença deverão estar concluídas em finais de 2010. A garantia é dada por José Luís Serra, presidente da Câmara local, que se perpara para ainda este mês obter luz verde para o financiamento da terceira e última fase do investimento de cerca de 10 milhões de euros.
"Se tudo correr bem quer em termos de concursos, quer em termos de financiamento, conto que em finais de 2010 esteja concluída a intervenção", declarou o autarca ao JN, referindo que as obras de recuperação da Fortaleza de Valença, projectadas pelo arquitecto portuense Eduardo Souto Moura, foram completadas até agora uma primeira e segunda fases. "Fizemos a candidatura para a terceira fase e esperamos que venha a ser aprovada ainda em janeiro para lançarmos de imediato o concurso", adiantou.
A empreitada que Souto Moura comparou, aquando do seu lançamento a uma protese  há cerca de  quatro anos, a uma intervenção numa prótese dentária, por entender que "no final das obras, Valença não será a mesma, mas  manterá a mesma cara", tornou-se necessária devido ao risco de derrocada que sofriam alguns pontos da Fortaleza. Em 2003, a própria Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, alertou para o facto de a construção estar ameaçada de derrocada devido à "deficiente" drenagem de águas pluviais e à "decrepitude"  das redes de infra-estruturas subterrâneas. A previsão viria a confirmar-se durante o período de obra, com a ocorrência de dois desmoronamentos, que abateram cerca de 40 metros de muralha.
In Jornal de Notícias 

Sem comentários:

Enviar um comentário