segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Seis acusados de dezenas de crimes

Segurança reforçada para julgar gangue 
Homicídio qualificado, homicídio na forma tentada, furto qualificado e dano com violência são os principais crimes imputados ao "gangue do McDonalds" que hoje começa a ser julgado em Valença, perante um reforço de medidas de segurança na envolvente do Tribunal, apurou ontem o DN.
Os seis indivíduos são acusados de vários crimes cometidos no Norte do País, entre os quais a morte do funcionário de uma bomba de gasolina em Valença, a 19 de Agosto de 2007. O Tribunal decidiu juntar vários processos num único julgamento tendo em conta que, para além do crime de homicídio, os indivíduos são ainda acusados de violência e furto qualificado. Todos os casos serão julgados em Valença, onde ocorreu precisamente o caso mais grave envolvendo a morte de um gasolineiro. 
A este gangue é atribuída a autoria de mais de 30 assaltos, que visaram essencialmente postos de abastecimento de combustível e res- taurantes de fast-food da cadeia McDonalds na zona do Grande Porto e Vale do Sousa, bem como o roubo de automóveis pelo método decarjacking
No entanto, o crime mais grave imputado a este grupo aconteceu em Arão, nos arredores de Valença. Jorge Rocha trabalhava no posto de combustíveis da Repsol há cerca de 3 anos quando foi surpreendido por um grupo de quatro indivíduos, armados e encapuzados. Durante o assalto, que rendeu pouco mais de 1500 euros, aquele funcionário, de 25 anos, foi atingido com dois tiros na cabeça, acabando por sucumbir, três dias depois, à gravidade dos ferimentos. 
Há precisamente um ano, a totalidade deste grupo criminoso foi desmantelado, com as detenções em França e Espanha dos três últimos suspeitos do crime. Respondem por homicídio qualificado, punível com uma pena até 25 anos de prisão, para além dos restantes furtos, como o assalto a um posto em Mazedo, Monção, onde roubaram mais de 3700 euros. É-lhes imputado ainda o roubo de automóveis pelo método decarkacking
As autoridades realizaram ainda duas buscas domiciliárias às residências habitadas pelos suspeitos detidos no Alto Minho e na Galiza, tendo apreendido vários objectos utilizados para a prática de roubos, nomeadamente uma viatura de alta cilindrada roubada, duas caçadeiras de canos serrados, diversas munições, gorros e luvas. 
Dada a perigosidade destes elementos foi solicitado um reforço da vigilância e segurança ao perímetro da fortaleza de Valença, onde se situa o tribunal da comarca.
in Diário de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário