segunda-feira, 12 de julho de 2010

Albergue dos Caminhos de Santiago - Valença Capital Portuguesa do Peregrino

Em Valença pernoitaram mais de 3500 peregrinos no primeiro semestre de 2010, sendo que 2256 o fizeram no Albergue de Peregrinos “São Teotónio” e os demais nos pavilhões municipais. A este número acrescem os muitos grupos que escolheram Valença como início da sua peregrinação até Santiago.
O grande volume de peregrinos é português seguido, pelos espanhóis,  franceses, italianos e brasileiros, sendo possível encontrar, ainda, australianos, coreanos, mexicanos e sul-africanos, entre outras nacionalidades.
75 % dos peregrinos fizeram o percurso a pé, 20% em bicicleta e 5% por outros meios.
Os meses de Abril e Maio foram as épocas mais procuradas pelos peregrinos. No mês de Maio atingiram-se, só no albergue, as 720 pessoas a pernoitar.
O Albergue de São Teotónio é propriedade do Município de Valença e está a ser gerido pelo Agrupamento de Escuteiros de Valença. A estrutura tem capacidade para 80 peregrinos em simultâneo oferecendo apoio a quem peregrina no Caminho Português para Santiago, mas, também, a quem segue para Fátima, nos Caminhos de Fátima.
O albergue está destinado aos peregrinos que façam o caminho a pé, a cavalo, em bicicleta ou circulem em carros de apoio a grupos. Este albergue tem capacidade para acolher peregrinos com limitações físicas. Para mais comodidade dos caminhantes existe uma cozinha de apoio onde poderão efectuar refeições ligeiras. 
O albergue, é constituído por rés-do-chão e um piso, com uma área de 1446 m2. O albergue está a, apenas, uns 300 metros do troço do Caminho Português para Santiago num ponto estratégico da cidade de Valença, junto ao Centro Histórico, na confluência do acesso ao IP1, avenida dos Bombeiros Voluntários e Rua de José Maria Gonçalves.

Sem comentários:

Enviar um comentário