segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sessão de Sensibilização Florestal - “Portugal sem Fogos depende de Todos, vigia a floresta de Valença”

"Portugal sem fogos depende de todos, vigia a floresta de Valença” é o título da sessão de sensibilização florestal que a Câmara de Valença vai promover no domingo, 11 de Julho, na Biblioteca Municipal, às 9h00.
A acção decorre do início da fase Charlie e será presidida pelo Presidente da Câmara de Valença, contando com as presenças do Eng.º Florestal do Município, do Comandante dos Bombeiros Voluntários de Valença, do SEPNA/GNR e será aberta ao público interessado.
Esta sensibilização abordará a problemática dos incêndios florestais em Valença, com o objectivo de informar cada vez mais os cidadãos sobre este risco que todos os anos compromete a área florestal nacional.
A floresta é uma unidade da paisagem natural que constitui um património essencial ao desenvolvimento sustentável. Valença apresenta-se com uma área florestal de 6492 Ha, que se caracteriza por uma estrutura e um funcionamento complexo, sendo por isso fundamental intervir na defesa deste recurso natural e renovável, que constitui uma mais valia em diversos domínios, nomeadamente ambiental, social e económico.
A necessidade de mudança para uma atitude defensiva da floresta contra incêndios veio agitar consciências e promover alterações, de forma a permitir uma maior eficiência de prevenção, de vigilância, de detecção e de fiscalização do espaço florestal, pois deve-se pensar globalmente e agir localmente.

Sem comentários:

Enviar um comentário