segunda-feira, 5 de julho de 2010

Espanhóis recebidos à pedrada em Valença, três feridos ligeiros

Mais de quarenta galegos torceram esta terça-feira, em Valença e quase em desespero, pela equipa portuguesa no jogo em que a grande “inimiga” Espanha acabou por sair vitoriosa. 

“Não sei o que é pior. Se Portugal perder ou se foi por ter sido com Espanha”, confessava um dos adeptos galegos que vibraram pela selecção lusa. O dia ficou marcado ainda por agressões a espanhois e três feridos ligeiros. Empunhando a bandeira da independência galega, estes vizinhos de Valença, que vieram de Tui, Vigo e Santiago de Compostela, propositadamente para assistir ao jogo na cidade minhota, não escondem a motivação. Nem a camisola portuguesa. “Podia ser outra, desde que fosse para ganhar a Espanha. Fica para o próximo jogo”, garantiu ainda Xosé, que viajou propositadamente da capital galega para protestar contra o “pequeno império”, como apelidam a monarquia Espanhola.
Apesar da atenção que foi dada pela GNR a este concentração, agendada via internet, tudo correu com normalidade. Pior foi o comportamento dos adeptos portugueses que receberam as provocações dos adeptos espanhóis, que se deslocaram a Valença para festejar a passagem. “Estão a receber os carros espanhóis à pedradada. Eles chegam aqui a festejar, com buzinadelas, e acabam com os vidros partidos. Já lá contei quatro”, explicou uma testemunha, sendo que tudo se passou na rotunda principal da cidade, a mil metros da fronteira. Há dois espanhois atingidos pelas pedras e que foram assistidos por equipas médicas no local e foram depois conduzidos ao posto da GNR onde prestaram declarações, ambos na casa dos vinte anos, além de um ouro jovem português que também foi assistido no local depois de se envolver num confronto fisico com os espanhois que festejavam em Valença.
in Rádio Geice

Sem comentários:

Enviar um comentário