terça-feira, 6 de julho de 2010

Trilho Pedestre do Alvarinho - Os Vinhedos, as casas graníticas e os velhos moinhos


A Câmara Municipal de Valença inaugura o Trilho Pedestre do Alvarinho, sábado, 10 de Julho. Com a distância de 9,6 Km's é um percurso paisagístico-cultural que se desenvolve nas freguesias de Boivão e Gondomil.
O ponto de encontro está marcado para a Igreja Paroquial de Boivão, às 9h e a saída às 9h30. O tempo estimado do percurso é de 3h30.
A caminhada será acompanhada por guias que darão a conhecer os pontos mais interessantes do percurso, nomeadamente do património, lendas e tradições, fauna e flora local.
O trilho desenvolve-se pelos lugares do Paço, Quinta das Igreja Velha, Lordelo de Cima, Silhães, Fujacos, Carvoeira, Cimo da Vila, das freguesias de Boivão e Gondomil. Locais de vinhedos tradicionais onde as castas alvarinho e trajadura são as dominantes. O percurso permitirá, ainda, apreciar os singulares moinhos da encosta da Furna.
O primeiro ponto de interesse é a Igreja Paroquial de Boivão consagrada a Santiago, uma tradição de veneração ao apóstolo muito remota que pode ser sentida, também, na passagem pela Quinta Velha onde até ao século XVII estava a primitiva igreja. Terra de pedreiras, há séculos que o granito faz parte da paisagem com as casas rústicas, os postes das latadas de vinha, os muros das propriedades ou os velhos caminhos com as gastas lajes graníticas.
O Trilho do Alvarinho é um percurso marcado por uma mão cheia de lendas e tradições, com especial destaque para a da Princesa de Boivão, celebrada pelo escritor Alberto Pimental, a Truta da Rainha a do Penedo da Fontanela e das Pegadas de Nossa Senhora.
Esta é uma oportunidade singular para apreciar a cultura, o património e as paisagens do antigo concelho de Fraião e Couto Monástico de Sanfins, de que Boivão e Sanfins fizeram parte.
Trata-se de um percurso de pequena rota, de características paisagístico-cultural grau de dificuldade fácil. 

Sem comentários:

Enviar um comentário