segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Empresas galegas procuram terrenos baldios em Valença

O Conselho Diretivo de Baldios de São Pedro da Torre, Valença. vai avançar com obras de  infraestruturação de 15 hectares de terrenos para responder à grande procura de empresas galegas. Com a nova área, o município passa a dispor de um total de 80 hectares de solo industrial, 30 dos quais privados resultantes da transformação de baldios e 50 pertencentes ao parque municipal de Gandra.
O modelo de exploração para acolhimento de indústria do Conselho Diretivo de Baldios de São Pedro da Torre foi lançado nos anos 80. em regime de arrendamento a "dois ou três euros por metro quadrado por ano", e resultou na instalação até agora de 17 empresas, algumas delas de grande dimensão, como a de congelados Mar Ibérica.
Com a nova área serão criados. segundo o presidente da Câmara de Valença. Jorge Mendes,18 novos lotes, numa zona que em parte se encontrava "em regime florestal" e que permitirá instalação de unidades com "2000 metros quadrados".
Na sequência da aprovação do Plano de Urbanização da área empresarial sul de Valença, que envolve 850 hectares', "o Conselho de Baldios viu uma oportunidade de criar uma nova zona industrial, já é a terceira, junto à autoestrada Braga-Valença, e, pelo que sei, a expectativa é muito boa, têm muita gente interessada". declarou o autarca. 
De acordo com Jorge Mendes, o município continua a ser "muito procurado por empresas galegas e nacionais", pelo que no Parque Industrial de Gandra, esgotado recentemente. "estão a decorrer terraplanagens para mais cinco hectares". A Câmara deseja, em conjunto com a do município vizinho de Cerveira, criar um parque empresarial intermunicipal. "Com a revisão do PDM, que se iniciará em 2017. prevemos juntar as nossas duas zonas industriais", confirma. 
in Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário